30/11/2015

Aprenda a fazer uma horta criativa com pouco espaço

Fonte: ZAP Imóveis
Horta na janela (Fotos: Divulgação)

Ter uma horta em casa não é mais um privilégio de poucos ou apenas de moradores do interior. Hoje, não há quem não tenha um espaço que possa abrigar um vasinho de hortelã ou de salsinha. Qualquer “cantinho” na área de serviço ou na própria bancada da cozinha é possível cultivar com muita criatividade alguns temperos, basta querer.

De acordo com Marcos Brancher, paisagista e sócio diretor da MbFlores, quem mora em apartamento e dispõe de um terraço gourmet, o espaço é o ideal. “Use a parede lateral para criar uma horta vertical em vasinhos. Além de agradar e ser útil aos cozinheiros de plantão, as ervas e temperos dão um charme especial ao ambiente. A horta também pode ficar dentro de casa. Na cozinha, pode-se aproveitar a janela da pia para distribuir vasos, de diversos tamanhos e formas, com vários temperos. O segredo é usar a criatividade”, completa o paisagista.

Cuidados – Brancher diz que, ao contrário do que se pensa, o cultivo de temperos deve ser cuidadoso. “Cuidar bem das ervas garante a boa evolução da planta e, como consequência, um valor condimentar mais alto”, completa.

Horta na sapateira

Para começar, o especialista no assunto recomenda a compra de mudas em fornecedores certificados e de confiança. “Se houver tempo e paciência para esperar a muda crescer, uma opção interessante são as sementes. Também é essencial reservarmos um local bem iluminado. De preferência, deixe a sua horta em um local com sol direto em pelo menos parte do dia. Em imóveis, as sacadas e a área de serviço costumam ser bons locais”, sugere.

O vaso de jardineira também tem papel importante na sobrevivência das plantas. Escolha o que melhor se adequar ao seu local, não há regras. Mas há algumas recomendações básicas como:
– Os vasos devem possuir drenos (furos embaixo) para o excesso de água escorrer.
– Vasos mais baixos secam mais rapidamente. Prefira vasos de 10 ou mais centímetros de altura.

Para hortas em vasos, geralmente as ervas aromáticas, bem como as medicinais, são as melhores opções, pois precisam de pequenas quantidades por vez e geralmente produzem constantemente. Algumas espécies são ideais para este cultivo como: cebolinha, salsinha, manjericão, manjerona, hortelã, erva-doce, erva-cidreira etc. “Após o plantio, regue bem os vasos, e mantenha-os em um local bem iluminado. Na primeira semana, evite mantê-los sob o sol direto por muito tempo. Regue todo dia, ou uma vez a cada dois dias, dependendo do ambiente. Mantenha o solo levemente úmido, mas não mantenha encharcado por longos períodos. Lembre-se que quanto maior o vaso, mais lentamente ele secará”, finaliza o paisagista.

Se desejar, adube o vaso com pequenas quantidades de húmus, adubos minerais ou adubos líquidos. Evite exageros de adubos, já que o exagero pode levar à “queima” da planta, o que pode matá-la.

Replante de vez em quando. As pequenas plantas não duram pra sempre, uma hora começarão a exibir um mau aspecto. Quando isso ocorrer, você deverá replantar as mudas, utilizando o do plantio, devendo-se trocar a terra do vaso. Se folhas doentes aparecerem, remova as mesmas imediatamente, para que a doença não se espalhe. Se insetos atacarem, remova-os manualmente ou lave-os sob água corrente.

117 Comentários

  1. Que tipo de terra se usa e onde comprar. E o adubo se mistura à terra em que proporção? E flores, também podemos usar o mesmo processo?Grata,

  2. amei as idéias de horta, sou professara e estou com um projeto de reciclagem e sustentabilidade, e o meu foco e horta sustentavél,vou aproveitar e copiar algumas de suas idéias

  3. A idéia de horta criativa em pouco espaço ,acho muito interessante.Serve como terapia e estimula a criatividade.Os vasinhos podem ser coloridos e utilizar material reclicados. Com a primavera pode também cultivar pequenas flores.

  4. gostei, pois já tenho várias servas,em vasos de tamanhos variados e o desenvolvimento, beleza e o perfume que exalam, deixam qualquer ambiente muito acochegante.parabéns, adorei

  5. Amei, pois há 2 meses plantei sementes de tomates italiano,nasceu,cresceu e deu frutos.O mais importante foi mostrar a minha netinha de 2 anos.Fiquei deslumbrada com seus olhinhos curiosos peguntando e colhendo tomates.Agora vou partir para o plantio de ervas.Vale a pena.Tenho uma varanda no meu apto.Abs e vcs tentem é gratificante.

  6. Amei as dicas, moro em apto e tenho alguns vasinhos com salsa e cebolinha e alguns temperos, sempre optei pelas sementes demoram para germinar mas vale apena o cheirinho produzido e só em saber que foi plantado por nós mesmos já é maravilhoso.

  7. Amei as dicas… moro em apartamento e quero muito uma hortinha com temperos e chás.A idéia de colocar os vasos numa sapateira foi fantástica.Agora é só colocar “mãos a obra”. valeu!

  8. Amei as idéias. Moro em apartamento e gosto de cultivar plantas, apesar de não saber muito como cuidar. Mas vou aplicar as dicas e vamos ver no que dá. Obrigada.

  9. A igreja messianica já desenvolve essa atividade como horta caseira ,é uma das culunas de salvação. Só que não usamos adubos e sim folhas secas e capim e uma boa terra.Alimento natural, sem agrotoxico e sem adubo.

  10. Nossa que legal!uma horta em pequeno espaço. Voces estão de parabéns. Minha filha Raiane vai amar essa ideia.

  11. bom DIA,ADOREI A DICA,HÁ TEMPOS,ESTAVA DESEJOSA DESSA INFORMAÇAO.OBRIGADA(O).FOI D IMPORTANCIA A DICA.SUCESSOS E SEMPRE Q PUDEREM,NOS INFORMEM.A NATUREZA AGRADECE.

  12. Gostaria de saber o que pode fazer para cuidar de coqueiro…Pos o meu que estar plantado em um vaso estar ficando com as pontas queimadas o que faço???Gosto muito de coqueiro mas os meus sempre fica feio e queimados as pontas ai acabo cortando tudo sabi..obrigada abraços

  13. A ideia e realmente bastante construtiva, estarei montando a minha propia horta conforme as instruções passadasParabens

  14. É lindo! eu amei esta dica e vou faser pois tenho um espaço que é a cara desta orta e nada elhor do quer ter a vida saudavel na propia casa com alimentos super saldaves sem agrotoxioco parabêns

  15. fikei encantada com as dcas e inspiração para essas plantinhas tenho algumas em c asa já vou plantar mas muito interessante obrigadaaa Madalena

  16. Adorei a ideia, apesar de eu ter uma casa com um espaco muito grande no jardim, mas a ideia e como ela foi colocada e muito original, tenho uma varanda em torno da casa e uma janela em minha cozinha, na proxima primavera colocarei vazos com hortalisas,ficara bonito e comodo, pois quando eu precisar de alguma coisa nao preciso andar ate o jardim pra colher.

  17. GENTE AMO PLANTAS MAS TODAS AS MINHAS PLANTAS DA PULGOES.CUIDO RETIRO COM A MÃO COMPRO REMEDIOS MAS TERMINO PERDENDO A PLANTA.TEM UMA RECEITA PARA LIDAR COM ESSES BICHOS.GRATACLÁUDIA

  18. É incrível e maravilhosa, pois no momento que se prepara as refeições colhe tudo fresquinho, além de ficar sentindo o aroma. MARAVILHOSA IDEIA.

  19. ameiii +essa dica visto nao ter espaço nemhum de terra .vi e fiz e deu certo utilizar garrafas pet .pra planantar cebolinha e ficou 10.

  20. Achei muito interessante este tipo de horta, sou apaixonada por plantas, tenho em minha casa um ambiente com vários tipos de flores, mas nunca pensei em fazer uma horta, vou aderir a idéia…

  21. Amei esta matéria… Adoro temperos como salsinha, cebolinha, alecrim, hortelã, dentre outros…Adoro cozinhar! A dica é muito boa!

  22. infelizmente foi pouco util as informações contidas na reportagem…bem como descreve que deve ter furos na base para escoar a agua e mostra foto de pegadores de cereal diretamente sob uma mureta(aparentemente interna) o que traz discordancia entre o que foi escrito e a imagem…dentre outras explicativas pouco informativas

  23. Amo plantas, agora to tentando criar uma mini horta em casa tenho pouco sol, como sabemos em Sao Paulo enfrentamos essa dificuldade, mas gostaria de tentar fazer algumas adaptaçoes. Vc tem alguma ideia para mim?ObrigadaFran

  24. Parabens, vcs são otimos,adorei as dicas.Eu sou apaixonada por plantas e essa ideia dessa sapateira foi demais, eu vou plantar em uma q eu tenho aqui.Continuam passando essas dicas maravilhosas pra nos.

  25. gostaria de receber emails sobre o assunto…amei a ideia e vou cultivar no meu apartamento. Obrigada e parabéns

  26. eu sou apaixonada por plantas moro em apartamento, já plantava algumas coisas mas vc me deu varias ideias valeu.obrigado

  27. olá bom dia, sempre quis ter uma horta assim em vasos em casa, mas qdo esta tudo muito lindo da um tipo de insetos q os talos e folhas ficam bem brancas e depois ficam pretas ai ficam feiam as folha ficamm engrugidas gostaria de saber o q fazer… obrigado.

  28. Nossa muito linda e criativa essa hotinha, adorei eu vou fazer na minha casa também…Gostei muito dos vasos e gostaria de saber como planto na sapateira que é uma ótima idéia ideia também.Parabéns Marcos.

  29. gostei da dica do plantio em vasos pequeno que pode ser mantido ate na janela da cozinha sempre tive vontade de ter um plantio de coentro cebolinha etc mas achava que nao dava certo agora vou tentar depois desta dica creio que vai da certo obg pela dica bom dia

  30. Nossa achei o máximo de criatividade.Temos vida da cozinha ou em áreas de serviços, e ornamentação, além dos temperos à mão.Adorei a sapateira.

  31. Boa tarde. Adorei as dicas. Acabei de me mudar para uma casa que não pega sol e gostariamos de fazer um jardim vertical, quais plantas devemos usar? Gostariamos de colocar verde em todos os espaços abertos que embora, sejam poucos acreditamos que vai dar um charme todo especial para nossa casa. Obrigada.

  32. é uma idéia maravilhosa,amei,pois quero receber mutas outras dicas,me envie por favor,estou terminando a construção da mnh,e quero fazer uma pequena horta ,amei a idéia da sapateira.parabéns

  33. meu Deus como eu gosto de tudo isso que eu estou vendo eu adoro plantas so que meu espasso è pequeno por favor me envia mais ideia pq eu amei muito mesmo vcs estao de Parabens

  34. Eu fiz uma hortinha assim na sacada do meu apartamento e ficou otima! colhi bastante verdura. plantei tmbm num vaso grande acerola e num outro pitanga.deu bons frutos..

  35. Adorei a idéia de ter uma hortinha em casa, gostaria se possível me enviar o passo a passo de como fazer e materiais necessários, assim como tipos de adubo a usar, q tipo de terra usar, vasinhos e cuidados necessários.

  36. boa tarde essa ideia de horta e maravilhosa curto muinto hortinhas princ/te plantas medicinais na minha casa tem bastante plantas gostaria d/saber se casca de ovo e serve de adubo p/as plantinhas?

  37. Adorei a idéia. Estou começando um pequeno jardim de temperos. Gostaria de receber mais idéias, se possível. Obrigada

  38. OI PESSOAL, TAMBEM FAÇO ESSE TIPODE JARDINAGEM NO MEU QUINTAL EM JARDINEIRAS DE CIMENTO.pLANTO COUVE, PIMENTÃO, COENTRO, TOMATE, ENTRE OURAS, MAS EU NÃO SEI O QUER FAZER COM O MOFO QUE DÃO NELAS, TERMINAR MORRENDO. aLGUEM TEM UMA DICA PRA ME DIZER.

  39. Bom quanto a casca do ovo e rica em calcio …ajuda sim as plantas quanto hortas tem muito tipo de cultivar em espaco pequeno importante ter sol e claridade…. TEC, AGRICOLA EDGAR

  40. Bom gente esta perguntas de vcs sao todas simples pra responder … sou TECNICO AGRICOLA EDGAR . TRABALHO COM JARDINAGEM E PAISAGISMO EM CURITIBA.

  41. Adorei a ideia. Estou começando um pequeno jardim de temperos. Gostaria de receber mais ideias, se possível. Obrigada

  42. estou com um vasos que comprei já fiz o plantio a três semanas mais ñ germinou somente um germinou mas ñ cresce morre antes do tempo o que faço

  43. ADOREI AS IDEIAS,SOU PROFESSORA E VOU TRABALHAR COM MEUS ALUNOS INCENTIVANDO-OS A PLANTAR E A CUIDAR DO AMBIENTE DE FORMA SAUDAVEL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.