18/02/2013

Aprenda a limpar a piscina em seis passos

Para que a limpeza seja bem feita, o melhor é não improvisar e utilizar produtos específicos para o local

Fonte: ZAP Imóveis

O horário de verão acabou neste fim de semana, mas ainda é possível aproveitar para tomar sol antes que a temperatura comece a cair. Nos dias quentes um mergulho ajuda a refrescar e, em benefício da saúde, é preciso que a piscina esteja limpa, sem bactérias.

Aplicação de cloro garante a eliminação de germes e bactérias (Fotos: Thinkstock)

Na hora da limpeza da piscina, é fundamental utilizar produtos próprios e específicos para o local, de acordo com Eduardo Santos, técnico da Doutor Resolve. “Eles possuem combinações químicas que não são prejudiciais aos banhistas e nem à própria piscina”, explica. Com a ajuda do especialista, preparamos seis passos para ensinar a limpar esta área de lazer de maneira eficiente. Eles devem ser seguidos nesta ordem:

Limpeza do terreno externo – Por causa do vento e da movimentação que acontece sobre o deck, é preciso ficar atento às sujeiras expostas ao redor. A limpeza da parte externa deve ser realizada no sentido contrário à instalação da piscina. Para cada material utilizado no acabamento há um produto específico.

Limpeza do skimmer – Para encaminhar a sujeira para o filtro da piscina, o skimmer (também conhecido como coadeira) produz pequenas ondas. Se ele não estiver funcionando corretamente, a drenagem da água fica prejudicada. Para evitar que detritos fiquem presos no aparelho, o proprietário deve limpá-lo e esvaziar seu depósito manualmente. É importante que não se leve muito tempo entre uma limpeza e outra, para que o entulho de resíduos não acumule.

Limpeza da superfície – Para retirar folhas, insetos e outras sujeiras que caem na piscina, o ideal é a utilização de redes. Com elas é possível capturar facilmente os resíduos que ficam boiando.

Limpeza do revestimento – Para evitar que haja formação de algas na piscina, a borda deve ser limpa com instrumento específico. Materiais grosseiros como escovas metálicas e palhas de aço devem passar longe, já que podem danificar o azulejo. Em áreas de concreto armado, escovas mais duras podem ser utilizadas, mas em piscinas feitas de fibra de vidro e em revestimentos emborrachados, o ideal é o uso de ferramentas mais macias.

Limpeza da superfície da piscina pode ser feita com rede

Aspiração – Quando a limpeza do revestimento é feita, é natural que os resíduos afundem na piscina. Para aspirar a sujeira, é necessário conectar a ferramenta de sucção (como o skimmer ou outra abertura) à mangueira do aspirador.

Geralmente a piscina tem mais de uma ferramenta de sucção, mas apenas a que vai aspirar a sujeira é que deve ser acionada durante o processo. É importante lembrar que a mangueira deve estar totalmente submersa antes que ela seja conectada à abertura. “É como aspirar um tapeta da sala”, orienta o especialista. Fique atento aos cantos e tome cuidado na retirada do aparelho da piscina para que os resíduos não voltem para a água.

Aplicação do cloro – O cloro elimina as bactérias e germes, portanto ele não deve ser esquecido. É necessário seguir as instruções do fabricante, o que normalmente significa misturar cerca de quatro a cinco gramas de cloro granulado com mil litros de água, segundo o técnico. Apesar de tabletes deste tipo de produto parecerem práticos, eles podem manchar o revestimento, já que ficam muito concentrados em uma determinada área.

24 Comentários

  1. Tenho uma piscina que está dando muita encostração nos rejuntes e com isso acaba manchando os azulejos. Raspo mais volta, raspo novamente mais sempre está voltando e as vezes com mais intensidade. O que o senhor me indicaria para que seja solucionado meu problema?

  2. a filtragem diária também é importante,manter o ph neutro aumenta a performance dos produtos , além de não causar desconforto ao banhista.

  3. O comentário é interessante, porém não foi mencionado sobre o controle do Ph e da alcalinidade da água, os quais são muito importantes para que os outros produtos possam fazer as ações desejadas dentro do ambiente, como o cloro por exemplo. Não foi mencionado o controle de algas na água e o artigo foi direcionado para piscinas que possuem o sistema de bomba de filtragem sendo que existem as que não possuem este sistema, que são economicamente mais viáveis, e precisam ser tratadas também. Obrigado, Humberto

  4. Na verdade gostaria de uma ajuda. Minha piscina esta muito suja tipo os rejunts estaõ pretos como se estivessem sujo. Ja mudei de empresa de limpeza varias vezes e não vejo melhora. Gostaria de saber o que fazer uso os melhores produtos. E vejo que nao esta adiantando

  5. ola boa tarde; gostaria de saber onde conseguir um curso de manutenção de picina agui em slvador bahia;tenho uma peguena picina mas tem hora gue me atrabalho no colocar as medidas dos protudos; grato pela vossa atenção celso

  6. Gostei da matéria, e peço que mandem mais dicas. Possuo uma pequena piscina e cuido dela com muito carinho seguindo todos os procedimentos, mas sempre é bom estar por dentro das técnicas de quem sabe. Obrigada.

  7. As dicas apresentadas são válidas, no entanto, se não houver um cuidado especial com a manutenção dos filtros (como lavagem periódica – uma vez por semana pelo menos – bem como acionamento diário do mesmo para manter a água cristalina e, a longo prazo, promover a troca do meio filtrante para evitar sua saturação) fatalmente sua água não se manterá permanentemente “limpa”.

  8. Parabens,foi a melhor aula ,que tive ,sobre limpeza de piscina,a mas simples,realmente,bateu,com as aulas que ja tive.

  9. as dicas foram boas mais gostaria de saber mais por exemplo quando a pcina esta turva oque devo fazer e como evitar este acontecimento

  10. Muito proveitosa as instruções, parabenizo pelo trabalho. Gostaria de saber se porventura exista alguma revista ou livro de orientação para conservação, limpeza e manutenção de piscina e se este serviço abrange também manutenção de gramado. Obrigado!

  11. matéria é muito superficial !!!! o tecnico ensina a comprar um monte de produtos que as empresas fazem para enganar o consumidor.limpe sua piscina:1- veja o ph da água- se precisar corrija (não sei como) nunca corrijo a minha, não precisa, tenhoozônio….depois coloque um pouco de floculante para baixar a sujeira caso haja muito detrito.2-passe uma esponja macia nos azulejos para tirar o limo( se tiver) bata e deixe em repouso pro dia seguinte. 3- aspire a piscina, o fundo e colha as folhas e detritos com a peneira.4- coloque o cloro necessário e deixe bater 3 horas na filtragem. Use cloro sempre de dia pq o sol esquenta a água e dá limo, se usar à noite, o cloro evapora…etc chega , não sou paga para isso!!!KKKKK

  12. Minha piscina ficou com a água verde,,,o que devo fazer???? Minha piscina é em azulejo branco…capacidade 60.000 litros]]]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.