24/05/2016

Aprenda a plantar e cultivar plantas suculentas em casa

Resistentes, elas exigem poucos cuidados e formam lindos arranjos de decoração

Fonte: ZAP em Casa

O nome já dá uma pista: suculenta é aquela planta que armazena água. Por isso, as suculentas possuem raiz, talo e folhas, normalmente engrossados, pois são eles que permitem armazenar a água em maior quantidade do que as outras famílias de plantas.

+ Faça seu cadastro no ZAP em Casa e fique por dentro das últimas de decoração

+ O ZAP em Casa quer a sua opinião: clique aqui e conte o que você quer ver por aqui

Além de serem bem resistentes – as plantas suculentas têm a estrutura preparada para aguentar temperaturas altas e climas desérticos -, elas formam lindos arranjos de mesa e são usadas com bastante frequência em gamelas e na composição de decoração dos terrários, aqueles vidros que parecem aquários e são cheios de plantinhas e pedras por dentro.

suculentas
É importante que elas sejam colocadas com cuidado sobre a mistura da terra e que as folhas não sejam enterradas (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Você mesmo pode compor as suculentas no seu jardim ou em seu terrário. Segundo o paisagista Raphael Jopert, o importante é que elas sejam colocadas com cuidado sobre a mistura da terra e que as folhas não sejam enterradas. “Se for montar um terrário, lembre-se de deixá-lo em local arejado e iluminado, longe do sol direto e de chuva”.

plantas_suculentas
Evite o acumulo de água, que pode fazer com que a planta apodreça (Foto: Reprodução/Shutterstock)

O cuidado maior no cultivo das suculentas é com o intervalo entre as regas. “Exatamente pela facilidade de armazenamento de água, em locais de temperatura amena a rega pode ser feita uma vez por semana”, diz o especialista. “E para evitar o acumulo de água, que pode fazer com que a planta apodreça, a dica é usar embalagens com bico, como um recipiente de ketchup”.

Para Jopert, plantar e cultivar suculentas podem ser tarefas deliciosas. “Requer, apenas, paciência”, complementa.

plantas_suculentas_casa
Você mesmo pode compor as suculentas no seu jardim (Foto: Reprodução/Shutterstock)

 

+ Saiba como montar um jardim de acordo com os signos

+ Proteja seu animal de estimação contra perigos do jardim

+ Prepare o seu jardim para o outono

+ Aprenda a montar um jardim para espaços pequenos

+ Veja como fazer um jardim vertical em qualquer espaço da casa

+ Veja dicas para planejar a iluminação do jardim da sua casa

+ Veja como fazer um jardim para as crianças

+ Saiba montar um kit de ferramentas de jardim para cuidar das plantas

+ Veja como fazer um jardim na área externa da casa

 

13 Comentários

  1. Queria saber como pode ser cultivada qual a periodicidade que pode pegar sol, e como melhor cultivala.

  2. Adoro plantas e verdes, mas moro em apartamento, como posso ter verde dentro do apartamento, sem colocar muita água parada.. Obrigada..

  3. Olá, Giorgia! Obrigada pelo seu comentário. Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa

  4. Olá, Pedro! Elas precisam ser cultivadas em locais frescos e arejados, sem contato direto com sol ou chuva. A rega pode ser feita uma vez por semana. Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa

  5. Eu tenho as suculentas,ha mais de dois mês,mais al ,parece que vai morrer,eu n molho ,todos os dias,ai as folhas ficam secas.

  6. Olá, Tereza! Tudo bom? A rega das plantas suculentas pode ser feita uma vez por semana. Para evitar o acúmulo de água, que pode fazer com que a planta apodreça, a dica é usar embalagens com bico, como um recipiente de ketchup. Espero que te ajude =)

  7. Olá, Alberto! Obrigada pelo seu comentário! Que bom que as dicas puderam ajudá-lo. Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa 😉

  8. Boa tarde? Como faço a preparação da terra, como misturo e com o que eu misturo, eu posso acrescentar o que na terra p ela não compactar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.