06/06/2013

Aprenda a posicionar quadros nas paredes da sua casa

O segredo é saber como posicioná-los da maneira apropriada, sempre alinhando fotos, imagens e pinturas ao tipo de ambiente

Fonte: ZAP Imóveis

Desde sempre, telas e quadros são considerados elementos básicos na decoração. Não importa o estilo ou o artista, eles são bem-vindos em ambientes como: sala, quarto, escritório, hall e até mesmo na cozinha e no banheiro.

Misturar estilos é saudável e anima a decoração (Foto: Divulgação)

O segredo é saber como posicioná-los da maneira apropriada, sempre alinhando fotos, imagens e pinturas ao tipo de ambiente. Mas, cuidado para não exagerar! O ZAP Imóveis ajuda você a ter ideias criativas e inspiradoras para decorar as paredes de sua casa.

Para Maressa Vendramini, do blog Casa de Alice, os quadros são elementos decorativos que ajudam a tornar o ambiente confortável visualmente.

“Sejam pinturas, gravuras, fotos ou desenhos. Eles conferem estilo e marcam a identidade do local”, aponta.

Fique ligado às sete dicas básicas para não pecar por exagero, nem por falta de quadros na decoração:

1) Separe seu quadro queridinho: sabe aquele quadro que você tanto ama? A ideia é deixá-lo em destaque no hall ou em um local ‘importante’. Basta fixá-lo sozinho na parede lisa para que ele brilhe e seja o mais valorizado da casa;

Os quadros são elementos decorativos que ajudam a tornar o ambiente confortável visualmente (Foto: Divulgação)

2) Escadas: nessa área, são recomendados os quadros pequenos, fixados de acordo com o alinhamento dos degraus. O espaçamento entre um quadro e outro fica ao critrério do morador. Mas lembre-se: menos é mais;

São recomendados os quadros pequenos, fixados de acordo com o alinhamento dos degraus (Foto: Banco de Imagens / Think Stock)

3) Cores e sofisticação: para os moderninhos, a dica é apostar em quadrinhos coloridos apoiados em prateleiras, móveis ou estantes. Dão um charme à parte e deixam o ambiente mais arrojado;

Outra dica é apostar em quadros apoiados em prateleiras, móveis ou estantes (Foto: Banco de Imagens / Think Stock)

4) Quadros pequenos: o ideal é que sejam colocados em locais que permitam a aproximação, como corredores. Assim, quem estiver passando pode parar para apreciar seus detalhes;

5) Iluminação: uma opção é utilizar lâmpada embutida no teto, a uma distância de 50 ou 60 cm da parede onde está o quadro.

Opção é utilizar lâmpadas a uma distância de 50 ou 60 cm do quadro (Foto: Banco de Imagens / Think Stock)

6) Abuse das fotografias: selecione momentos interessantes e coloque em molduras com tamanhos diferenciados na parede. Fotos são lembranças importantes demais ficarem guardadas na gaveta!

O segredo é saber como posicioná-los da maneira apropriada, sempre alinhando fotos, imagens e pinturas ao tipo de ambiente (Foto: Divulgação)

7) Escolha seu estilo: abstrato ou figurativo, fotos ou desenhos. Misturar estilos é saudável e anima a decoração, mas é importante que poucos elementos sejam usados, para não provocar uma erupção de conteúdo no ambiente.

Fique atento a esta dica – Para posicionar os quadros sem correr o risco de que eles fiquem tortos, o aplicativo iHandy Level oferece ajuda com uma régua de nivelamento virtual. O instrumento pode ser baixado no Google Play (para Android) ou no iTunes (iPhone).

31 Comentários

  1. Gosto de Decoração,porém não tenho jeito pra coisa;gosto de quadros motivos florais,mas não sei se é sofisticado,ou, quais motivos deixam o ambiente mais sofisticado????/ e,posso decorar uma parede de corredor com motivos desenhado por meu filho na escolinha de alfabetização??????

  2. Maravilhoso, gostei muito das dicas, tenho corredor que da acesso aos quartos sempre tive duvidas de como pendurar os quadros. Altura do chão para o teto quantos cm colocar, se puder me ajudar. Abraços, Roseli

  3. Ótima matéria! São pequenos detalhes que dão a devida importância para o ambiente. Parabéns!!!!

  4. Gostei do artigo.Minha residência é decorada com muitos quadros e telas.Achei que as fotos foram poucas, espero da próxima vez maiores detalhes.

  5. Sou apaixonado por ambientes decorados.Em casa faço algumas tentativa com pequenos quadros que acho jogado. Já pensei fazer um quadro das fotografias da familia, o que vcs acham? Vou aproveitar a leitura para ter noção de espaço e gos melhorar nos gostos de um ambiente saudável e confortável. Um abraço

  6. Gostaria de saber mais sobre colocação de quadros. Vários quadros nas paredes não se usa mais? Misturar gravuras e telas no mesmo ambiente é proibido? As molduras dos quadros quando no mesmo ambiente devem ser semelhantes?

  7. Gostei muito das instruções da revista ZAP “Aprenda a posicionar quadros na parede” Parabéns, Aprendi muitos detalhes importantes. Gostaria de comprar esta revista ZAP, onde posso faze-lo? Obrigado.

  8. Adorei as dicas.pude perceber que meus quadros estão nas posições corretas e em destaques. obrigada. maria josé

  9. Gostei muito das dicas, mas gostaria de saber, posso colocar quadros de fotografias na escada .

  10. Olá trabalho com reforma e acabamento na área da construção civil amo as postagem de vocês, a decoração e maravilhosa o Parabéns aos arquiteto!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.