19/12/2013

Aprenda a proteger móveis de madeira que ficam expostos

Conheça também alguns produtos que ajudam a conservá-los contra a ação do sol e da chuva

Ação do sol é um dos fatores que pode comprometer a conservação dos móveis de madeira. (Fotos: ThinkStock)

Quem tem móveis e objetos de madeira em áreas externas da casa sabe o quanto eles dão charme e sofisticação aos ambientes. Por outro lado, o desafio de conservá-los sempre bonitos, limpos e intactos é ainda maior, já que a ação do sol e da chuva, dentre outros fatores, podem comprometer a beleza desses produtos.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

De acordo com designer de interiores Cristina Barbara todos os tipos de madeiras utilizadas em artigos de decoração externa correm o risco de sofrer algum desgaste ao longo do tempo, mas alguns costumam ter mais vida útil, como as dormentes. A paisagista Ivani Kubbo também cita a teca, a canela e a peroba como exemplos de boa resistência.

Para evitar ou amenizar os prejuízos com a mobília, a dica de Cristiana é cobri-la com capas em dias chuvosos, mas essa prática pode criar uma rotina cansativa para o morador, na visão da designer. Portanto, a saída é usar materiais adequados para aplicar nos móveis e realizar a manutenção necessária. Outra alternativa apontada por ela, agora para dias mais ensolarados, é usar ombrelone (uma espécie de guarda-sol para varandas e jardins), que além de proteger as peças pode criar uma área de sombra para o lazer da família.

Ombrelone ajuda a proteger os móveis e cria uma área de sombra para o lazer

Produtos recomendados – Baseada em sua experiência, Ivani conta que usa cera de carnaúba neutra nos madeiramentos externos cobertos e polistein transparente (impregnante que penetra nos poros da madeira) nos que ficam expostos. “Aplico a cada seis meses e a proteção é ótima”, conta a paisagista, que também utiliza cera de silicone incolor, lustra móveis e até mesmo óleo de peroba (com cautela, pois pode gerar manchas em roupas) nas manutenções semestrais.

Julio Schilling, gerente de laboratórios da Montana Química, menciona o stain, lasur e o verniz como grandes aliados da madeira. Segundo o especialista, o stain possui ação fungicida, e cria uma defesa contra a ação da umidade e do sol. Porém, na hora da compra, alerta que toda atenção deve ser dada ao rótulo do produto. “Um autêntico stain preservativo deve, obrigatoriamente, apresentar o número de registro do IBAMA em sua embalagem”, orienta o gerente.

Conforme a explicação do especialista, o lasur é um acabamento para madeira de base água, com baixa formação de filme e proteção bactericida. A substância também oferece proteção contra raios ultravioletas, além de hidrorrepelência.

Já o verniz cria uma espécie de película que recobre a superfície da madeira, que resulta em um acabamento liso, encobrindo as “imperfeições” naturais do móvel. O produto, reforçado pelo emprego de filtros solares, proporciona resistência à radiação do sol.

Em períodos de férias, o morador pode cobrir os móveis para amenizar impactos de fatores como sol, chuva e poeira.

25 Comentários

  1. Lixo os móveis de piscina a cada dois anos e pinto com Stain da Montana. É uma tinta marrom um pouco cara mas que dá resultado surpreendente. Tenho espreguiçadeiras há quase 5 anos e estão como novas. No inverno guardo em lugar abrigado da chuva, mas com sol.

  2. Verniz Osmocolor da Montana(cores variadas) ou tinta epox (cores variadas). Evitar chuva, sol liberado. Pintar à cada 3 anos.

  3. Uso Verniz Osmocolor da Montana(cores variadas) ou tinta epox (cores variadas). Evitar chuva, sol liberado. Pintar à cada 3 anos.

  4. Meu esposo tambem usa osmocolor,realmente conserva bem a madeira dando um brilho e aumentando a durabilidade,mas é preciso fazer a manutenção periodicamente a cada seis meses

  5. E muita diversificação nas informações a respeito de conservação de moveis que ficam ao ar livre, recebendo sol e chuva, calor e agua, principalmente nas praias do litoral da RMR do Recife. De acordo com o que pesquisei, a cera de carnaúba seria o ideal, porem observei que a frieza do inverno tem deixado os moveis manchados, muito feio. Gostaria com a experiência de vocês, qual o melhor procedimento para manter os moveis com aparência de novos. São móveis novos com apenas 7 meses, e resistente as variações climáticas.AGRADEÇO A AJUDA.

  6. Adorei as informações dadas por vcs .Vou tentar colocar em pratica se encontrar os materiais indicados .Seria interessante vcs darem dicas de que tipo de lojas tb vendem estes produtos.Cordialmente VHBC

  7. Olá, estou com um problema e gostaria da ajuda de vocês. Tenho uma mesa redonda com cinco cadeiras de madeira na grama na minha casa de praia e não tenho como guarda-la em local coberto. Fiz uma capa que a protege do sol e chuva nos meses em que não usamos a casa mas os pés da mesa e das cadeiras estão diretamente em contato com a terra e a grama do local. Já percebi um certo desgaste e não sei exatamente o que fazer. Já pensei em colocar uma outra madeira nos pés da mesa, um pano de silicone, não sei. Me ajudem por favor.

  8. Olá, Mário! Ficamos muito felizes com esse comentário! 🙂 Fique à vontade para comentar, compartilhar e dar sugestões sobre o nosso conteúdo. Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa. Abraços!

  9. Tenho uma proteção de madeira bem grande no quintal não conheço madeira mais me disseram que e pino mais ta meia cem cor queria um dica como conservá

  10. Olá, Noeme! Como está? Além das dicas da matéria, sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.