09/04/2013

Aprenda a transformar a varanda em jardim

As plantas que dão flores mais indicadas para as sacadas são a ixora, a azaléia e o gerânio

Fonte: ZAP Imóveis
A área verde do apartamento pode estar na varanda

Ter um espaço verde no apartamento pode ser de grande importância para se sentir mais próximo da natureza. Mas quem mora em prédio sabe o quanto é difícil manter plantas bonitas e floridas na varanda. Por isso, O ZAP Imóveis resolveu consultar os arquitetos Marcos Contrera e Stela Sartori para dar algumas dicas de espécies adequadas e de como transformar a varanda em jardim.

Antes de iniciar esta mudança, de acordo com a Stela Sartori, deve-se verificar a incidência de sol, vento e chuva para em seguida escolher as plantas que mais se adaptem ao local. “Para sacadas mais altas, a incidência de sol, na maioria das vezes, é garantida e para que  seja aproveitada vale investir em uma fênix ou jabuticabeira que se desenvolvem bem em vasos ou ainda em moreias ou pleomeles. As plantas que dão flores mais indicadas para este caso são a ixora, a azaléia e o gerânio”, afirma Stela.

Já para as sacadas com sombra na maior parte do dia as indicadas são a palmeira ráfis, a pata de elefante que também se desenvolvem muito bem em vasos, o asplênio ou o pau d’água. Para as varandas completamente sombreadas pode receber bromélia de sombra ou ainda a palmeira ráfis, pacová ou zamioculcas que são plantas ótimas até para interiores.

É preciso escolher a planta que mais se adapta ao local

Para evitar problemas de umidade e infiltração, o ideal é que a varanda seja impermeabilizada, mas como nem sempre isso é possível,  é recomendável  usar  plantas em vasos e cachepôs [para que não haja vazamento de água] e decks em madeira natural ou ecológica (material composto de restos de madeira, polímeros e aditivos).  A manta drenante é essencial quando pedriscos são usados. “Esta manta deve sempre ser colocada sobre ralos para impedir o entupimento da tubulação e quando estes pedriscos forem colocados no chão, esta manta será colocada sob os mesmos”, explica arquiteta e decoradora de interiores, Stela Sartori.

Além disso, é mportante que os móveis sejam de madeira teka ou de demolição [mais resistentes], fibras (naturais ou sintéticas, conforme a insolação e chuva) ou ainda em ferro ou alumínio.

20 Comentários

  1. achei lindo essa plantinhas na sacada, moro em apto e tenho uma sacada imensa, gostaria de mais ideias se possível enviar no meu email, obrigadaIvani

  2. Achei lindo! Vou fazer na minha janela. Via ficar legal. Belíssima idéia.`parabéns!

  3. Ola! mora em um apartamento, tem uma pequena sala de está bem logo na entrada e o sol não atinge, o clima aqui é quente e úmido, mais quente que unico! que tipo de planta posso plantar? me envie dicas! obrigadas

  4. Muito interessante a entrevista do jardim na varanda. Peguei várias dicas sobre flores ideais para serem utilizadas no local.Adoro flores na varanda, vai aí outras dicas que utilizo na minha. Utilizo alamandra que são flores amrelas que adoram sol e também ervas culinárias, facil manuseio e posso utilizar na produções culinárias.Juliano.

  5. Adorei as sugestões!! Apesar de gostar de flores não sei como escolher os tipos mais adequados aos ambientes, nem como cuidá-las.Sigam publicando essas dicas, pois tenho certeza que muitas pessoas aproveitarão.

  6. Olá, gostei muito da matéria acima. Moro em apto e bate muito sol na m/sacada janela) tive que colocar uma ortina black out , mas esquena muito m/sala e fica, escuro…recentemente, optei por fazer uma cortina de plantas, mas preciso de ajuda de que tipo de plantas devo plantar . se trepateiras, ou folhagens de crescem como arvores e possam fazer sombras?Gratamaria helena

  7. boa tarde! por favor me ajude…quero colocar plantas na minha varanda que é bem aberta, que recebe sol pela manhã e à tarde é sobra, o vento também é forte.. o que colocar? amo plantas…tem que ser em vasos, jardineiras das do tipo dessas fotos que ilustra o texto dessa reportagem… Aguardo com ansiedade … Boa sorte…Josiane

  8. esqueci de dizer que moro em Salvador e que gostaria de ter uma pequena horta também…

  9. Achei muito lindo,vou fazer igual,mas gostaria de saber quais as plantas que não precisa de sol,com flores e sem flores;quero colocar na minha varanda,onde não pega sol.Vocês estão de PARABÉNS!!!!!!

  10. Ola!moro em um ap. saca ampla pega sol de manha e a tarde sombra bastante vento nosso verão é intenso, gostaria de saber quais plantas posso colocar inclusive pra arejar com bastante verde.obrg.

  11. Adorei a matéria. O aproveitamento de pequenos espaços como sacada para um jardim é excepcional, fica lindo, harmonioso, é importante que seja funcional para seus donos, para assim ser aproveitado ao extremo. Sou engenheira agrônoma, paisagista. Caso queiram consultoria sobre tipos de planta ideais ao seu espaço, entre em contato: shirley_nabica@ig.com.br mil beijos.

  12. Linda varanda.o sol da tarde bate castigando a minha pra valer. Amo o sol mas ele esquenta demais à tarde. Gostaria de sugestões de plantas pra refrescar a minha varanda, flores tb. E fazer uma horta mesmo pequena é minha paixão. Vcs poderiam enviar pra mim via e-mail outras opções? A minha varanda é maravilhosa. Tem um comprimento bastante razoável e largura tb. Aguardo ansiosa estas dicas e desde já agradeço á vcs.

  13. Olá Cristina. Confira algumas reportagens que podem te ajudar: Varandas: aprenda a decorar o ambiente externo: http://revista.zap.com.br/imoveis/varandas-aprenda-a-decorar-o-ambiente-externo/ Confira dicas para fazer uma horta no apartamento: http://revista.zap.com.br/imoveis/voce-ja-pensou-em-fazer-uma-horta-no-seu-apartamento/ Aprenda a fazer uma horta criativa com pouco espaço: http://revista.zap.com.br/imoveis/aprenda-a-fazer-uma-horta-criativa-com-pouco-espaco/ Confira também: http://www.pinterest.com/zapimoveis/decora%C3%A7%C3%A3o-externa-e-varandas/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.