10/04/2016

Aprenda como remover manchas de ferrugem com receitas caseiras

Não se desespere: há luz no fim do túnel quando um objeto estiver enferrujado

Fonte: Revista do ZAP

Veja como fazer soluções caseiras e simples de preparar

Quando algum objeto da nossa casa enferruja, a primeira ideia que vem à mente é descartá-lo, certo? Afinal, os itens enferrujados parecem irrecuperáveis. Mas nem tudo está perdido. Segundo Beatriz Moreira, da Water Dry (www.waterdry.com.br), é possível  remover a ferrugem que se instala nos utensílios domésticos, peças decorativas e até no piso. Confira abaixo as dicas que a Revista do ZAP selecionou:

ferrugem
Ferrugem pode ser removido com soluções caseiras (Foto: Shutterstock)

Bicarbonato de sódio:

O bicarbonato de sódio é um produto multifuncional que, dentre outros poderes, tem a capacidade de limpar objetos enferrujados. Ele interage com moléculas orgânicas da ferrugem, o que promove a sua dissolução de maneira rápida e fácil.

Se você quiser fazer um teste, misture o bicarbonato com água até formar uma pasta, espalhe o produto sobre a área enferrujada. Feito isso, deixe a pasta de bicarbonato agir por dez minutos e, em seguida, remova com um pouco de água ou apenas um pano úmido.

Aprenda a tirar manchas de estofados, tapetes e roupas

Bebidas gaseificadas:

Pode parecer inusitado, mas as bebidas gaseificadas também facilitam a remoção da ferrugem. Você pode, por exemplo, passar um pano umedecido com Coca-Cola na área enferrujada. Esfregue um pouco até remover a ferrugem e, depois, lave a peça com água e sabão.

limão
Corte um limão ao meio e depois o esfregue sobre a área manchada até obter o resultado esperado (Foto: Shutterstock)

Limão:

Como você bem deve saber o limão também é útil em vários tipos de limpeza, inclusive na eliminação de ferrugem. Natural, cítrica e aromática, essa fruta é uma potente aliada nessa tarefa.

Para remover as manchas de ferrugem, corte um limão ao meio e depois o esfregue sobre a área manchada até obter o resultado esperado. Em situações nas quais a ferrugem estiver impregnada demais, jogue sal e limão na área e deixe a solução descansar por um dia. Depois é só lavar e secar como de costume!

Casa em ordem: como remover manchas indesejáveis de tecidos?

Batata:

Essa dica é mais incomum, porém, é igualmente eficiente. Para eliminar manchas leves de ferrugem, corte a batata ao meio e depois a esfregue diretamente na área enferrujada. Para melhorar os resultados, transforme a batata em lixa, passando sal grosso nela. Você vai se surpreender!

A blogueira Liz Busch (www.casadaliz.com.br) conta que, se tem uma coisa que lhe deu um trabalhão em casa quando terminou uma obra foi uma mancha de ferrugem que ficou no porcelanato do banheiro.

“Acho que o pintor deixou a lata de aguarrás por lá e quando eu fui ver já estava manchado. Isso sem contar suportes de vasinhos de plantas na escada que, às vezes, esquecemos em algum lugar ou até naquele preguinho que ficou um tempão jogado no corredor. É mancha de ferrugem na certa”, diz.

Ela conta um segredinho para tirar essas manchas inconvenientes:

– 3 colheres de sopa de vinagre (usar o branco)

– 3 colheres de sopa de limão

– 1 colher de detergente incolor (pode ser qualquer marca)

Despeje a mistura sobre a mancha e deixe agir. Se for no piso, é só deixar de um dia para o outro. Depois, é só esfregar com uma bucha e pronto! É isso: bem fácil mesmo.

Se a mancha de ferrugem for mais antiga, é preciso de mais tempo em contato com a mistura para que desapareça. Antes de esfregar com a bucha, jogue um pouco de água morna.

 

+ Aprenda como remover manchas de ferrugem de objetos e pisos

+ Dicas caseiras ajudam a cuidar das roupas sem precisar da lavanderia profissional

+ Veja como preservar o sofá de couro

+ Como limpar o fogão e o forno?

+ Deixe sua casa cheirosa com aromatizantes. Saiba como fazer

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

58 Comentários

  1. Parabéns,realmente é muito díficil tirar ferrugem.Gostaria que me indicasse produto para limpar sofá.

  2. Amei a dica para tirar o ferrugem do banheiro. Vou fazer no meu. Gostaria muito de receber mais dicas. Adooooro! Abraços

  3. Eu jé tive roupas que pegaram ferrugem, consegui tirar as manchas com limao e sal. Coloca uma colherzinha de chá de sal no local da mancha, em seguida esprema metade de um limão sobre o sal, esfregue e deixe a roupa no sol, com a parte manchada para cima. depois que secar vc retira e lava com sabão e enxagua.

  4. Achamos a solução para acabar com essa corrupção do Brasil,se isso não de jeito,a única solução e usar ácido mesmo.

  5. Agradeço de coração as dicas publicadas. No momento certo, é bom tê-las à mão para nos livrar das indesejáveis ferrugens.

  6. Gostaria de dicas de como remover tinta de caneta na geladeira,meu sobrinho de três anos riscou toda a geladeira com caneta esferográfica.kkkkkkkkk

  7. Comprei 1 apto e o vaso sanitário está com ferrugem de 1 vazamento q havia. Será q essas dicas resolvem ?Tentarei.Obrigada, Marcia

  8. gostei muito das dicas são maravilhosas parabenssss. ficarei sempre atentto ao seu saite. obrigada

  9. Olá, Elaine! Ficamos muito felizes com esse comentário! 🙂 Fique à vontade para comentar, compartilhar e dar sugestões sobre o nosso conteúdo. Quarar é uma ótima técnica para deixar os panos de prato mais branquinhos. Abraços!

  10. Olá, Maria! Ficamos muito felizes com esse comentário! 🙂 Fique à vontade para comentar, compartilhar e dar sugestões sobre o nosso conteúdo. Abraços!

  11. Olá, Maraize! Acompanhe o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa

  12. Como faço para tirar manchinhas de ferrugem no vaso sanitário acho que é resíduo de Bombril

  13. Olá, Margarete, Como está? Acreditamos que com essas dicas consiga tirá-las. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.