21/06/2016

Aprenda a fazer uma decoração escandinava

Estilo nórdico exalta simplicidade e conforto em um ambiente interno

Fonte: ZAP em Casa

Quem assiste ou já assistiu a série “Vikings”, do canal pago History Channel, deve ter uma ideia da cultura escandinava. Pois os costumes mais antigos da população dos países localizados ao norte da Europa viraram estilo de decoração. Logicamente que em um contexto moderno, adaptada à realidade atual, o estilo escandinavo vem fazendo sucesso.

+ Faça seu cadastro no ZAP em Casa e fique por dentro das últimas de decoração

+ O ZAP em Casa quer a sua opinião: clique aqui e conte o que você quer ver por aqui

Hoje em dia, a chamada decoração escandinava ou estilo escandinavo, diz respeito a ambientes onde prevalecem a simplicidade e o conforto. “É uma “decor” mais limpa, sem excessos, com muita luminosidade, pois tem a questão do frio do norte europeu. É feita de linhas retas, formas simples e cores neutras”, ensina a arquiteta Camila Valentini.

Aprenda a trazer o estilo, passo a passo, para dentro de sua casa:

Cores

O branco é a cor chave nesse tipo de decoração. Pense na região nórdica: dias curtos e muito escuros. O branco ajuda bastante quando se fala em iluminação. Logo, paredes brancas são o ponto de partida do estilo. Nos objetos, cores básicas como branco, bege, cinza, marrom e preto são as mais usadas.

decoração para a casa com o estilo escandinavo. Saiba como fazer uma decoração escandinava
Aposte nos tons claros e neutros. O branco é o favorito na hora de compor uma decoração escandinava (Foto: Reprodução/ My Scandinavian Home)

Tecidos

No que diz respeito aos estofados de cadeiras, sofás e almofadas, prevalece o uso de tecidos naturais como linho, lã e algodão. As peles, ou imitações delas, aparecem em tapetes ou mantas em cima do sofá. Dão um toque sofisticado ao ambiente. São peças que comprovam a autenticidade de um espaço escandinavo.

Decoração escandinava. Confira dicas para levar o estilo escandinavo para dentro de casa
Os tecido naturais são ideais para compor uma decoração escandinava na sala (Foto: Reprodução/ Nordic Days)

Objetos

Poucos e bons. Na decoração escandinava, não há muita “informação” ou “poluição” de objetos. Os eleitos são os necessários. Geralmente peças suntuosas e elegantes ao mesmo tempo. Aposte em objetos de linhas retas. No caso de luminárias e abajures devem ser modernas e minimalistas.Os móveis aparecem feitos de madeira e com detalhes em vidro. Quadros, quase sempre de grafismos, pedem molduras simples e bonitas.

 

Decoração escandina: veja como levar o estilo escandinavo para dentro de casa. Confira algumas dicas
Para quem quer compor uma decoração escandinava vale a pena apostar em objetos minimalistas. As luminárias de linha reta fazem toda a diferença (Foto: Reprodução/ My Scandinavian Home)

Piso

A madeira é a protagonista e aparece em tons claros ou escuros, trabalhada de forma delicada ou rústica. É possível adotar laminados como alternativas mais baratas e práticas para o piso. A madeira também pode se estender pelas paredes e revesti-las pela metade ou inteiras.

Decoração escandinava, veja como levar o estilo escandinavo para dentro de casa
Para completar, aposte no piso de madeira para criar um clima nórdico em casa (Foto: Reprodução/ Nordic Days)

 

+ Veja dicas de como usar tapete colorido

+ Guia completo mostra os tipos de pisos para cada ambiente

+ Saiba como ter um apartamento de Pinterest

+ Como usar a madeira pinus na decoração

+ Aprenda a usar mantas na decoração

+ 7 dicas para deixar a decoração de sala preparada para o inverno

+ Confira ideias de decoração para quem é apaixonado por viagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.