20/09/2016

Aprenda a usar a renda na decoração

Peça aparece em objetos e acessórios, mas pode servir ainda como revestimento de uma parede da casa

Fonte: ZAP em Casa

Dê uma olhada na gaveta de lençóis e toalhas. É provável que em um cantinho guardado, quase escondido, você ache alguma peça feita de renda ou crochê. Ou ao menos com detalhes feitos nestes materiais. A novidade é que eles estão de volta na decoração, e combinam com todos os estilos, do clássico ao contemporâneo.

+ Faça seu cadastro no ZAP em Casa e fique por dentro das últimas de decoração

+ O ZAP em Casa quer a sua opinião: clique aqui e conte o que você quer ver por aqui

Na prática, o que vale é o bom uso. Em um projeto mais clássico, pense em modelos que combinem com o ‘decor’ e em tons mais sóbrios. Já em um projeto mais ousado, use um tom mais forte e um rendado maior. “Vale a pena ressaltar que a renda esteve muito em alta aplicada aos estilos ‘boho’ e ‘hippie chic’, que mesclam muitos elementos feitos à mão”, diz a arquiteta Patricia Cillo, do Figoli-Ravecca, que alerta ainda para o cuidado com o exagero. “A regra é evitar os excessos. Escolha apenas um modelo de renda e opte por cores que conversem com o restante do decoração”, pontua.

renda_na_decoracao
Uma boa opção é criar quadros (Foto: Reprodução/Pinterest)

Em objetos e acessórios, a renda pode aparecer como guarda-corpo no meio do vidro, em mantas para o sofá, jogos americanos, porta-copos, porta-talheres, almofadas, porta-retratos, luminárias, cestos e caixas decorativas. Se o orçamento permitir, vale revestir uma parede inteira com o material, como se fosse um papel de parede. “Dá um efeito super bacana ao ambiente, entretanto, devemos nos atentar ao tipo de renda escolhida, pois o custo pode ultrapassar o previsto. A renda renascença – usada até em vestidos de noiva – é mais cara que os modelos convencionais”, diz a profissional.

quadros_de_renda
É possível compor um mix de quadros super clássico e moderno (Foto: Reprodução/Pinterest)

Se a ideia é aproveitar os “paninhos da vovó”, arrisque sem medo. Eles “encapam” objetos, viram toalhinha de bandeja, ou ainda, juntos formam uma manta de patchwork. Em um quarto ou escritório, as antigas toalhinhas que cobriam uma mesinha de cabeceira ganham uma camada de cola e vão parar nas paredes. Basta usar a criatividade.

renda_porta
Além disso, a renda pode fazer parte de um projeto de faça você mesmo (Foto: Reprodução/Pinterest)

+ Aprenda os truques de uma parede de tijolos

+ 10 dicas de decoração para apartamento alugado

+ Os pallets e suas inúmeras utilidades

+ Confira ideias de decoração com teto colorido

+ Vidro une sofisticação e praticidade à decoração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.