20/07/2012

Aprimoramento e evolução de técnicas de mosaico permitem peças cada vez mais detalhadas

Aprimoramento e evolução de técnicas de mosaico permitem peças cada vez mais detalhadas

Fonte: Revista do ZAP

Ao observar uma peça de micromosaico comprovamos o aprofundamento da precisão da técnica

Iara Sclovsky buscou em um curso em Curitiba com a professora Celita Alberti a evolução do seu trabalho com tesselas, desta vez reduzidas a partículas mínimas. A artesã já dominava a arte do mosaico convencional e até a do contemporâneo – com a aplicação de elementos que saem da superfície plana -, com variações de materiais, como o caso do vaso realizado com cacos de vidros de para-brisa transparente e verde com aplicação de flor de cerâmica.

Divulgação

Materiais como cristais, pedras, pastilhas de vidro, entre outros, formam diferentes desenhos e criativas paisagens


O quadro feito com a técnica do micromosaico, resultado do trabalho diário de até dois meses para uma única peça, tem uma precisão impressionante. A cena figurativa feita por Iara é decorrente do aprendizado em um dos mais recentes cursos que a criativa artesã participou.

Divulgação

Mas não é o único resultado de experimentações da professora. Iara também está fascinada pelo uso da técnica com acabamento diferenciado do tamanco holandês e ainda pelo mosaico com formas sinuosas e abstratas, uma incursão pela criação artística. Certamente simultânea a outras pesquisas da profissional marcada pela curiosidade de conhecer os caminhos da criação em mosaico e o esmero no acabamento.



Leia mais:
>> Artesã cria coloridos quadros de mosaico com recortes de plástico e papelão
>> Veja um tapete feito de cerâmica

Tags: destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.