18/10/2013

Aproveite melhor os espaços da sua casa

Aquele cantinho usado para acumular utensílios sem serventia pode tornar-se um espaço funcional; objetos ajudam a cumprir essa missão

Fonte: ZAP Imóveis

Um corredor largo com um vão vazio, uma parede extensa ou um quarto de empregada sem utilização. Já pensou em aproveitar esses ou outros espaços aparentemente sem serventia para organizar sua casa e torná-los mais funcionais em seu dia-a-dia?

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Segundo o arquiteto Augdan de Oliveira Leite, os espaços que mais sobram em uma residência são os do corredor, da varanda e do quarto de empregada. “Quando o corredor for mais largo que 90 cm (o padrão do mercado) pode-se utilizar uma parte para um pequeno home office”, diz.

Aproveite melhor os espaços da sua casa
Para aproveitar melhor os espaços, o ideal é ter em mente qual será exatamente o seu uso, indicam os especialistas (Fotos: Adriana Victorelli)

Leite também sugere que haja um olhar especial sobre a varanda. “Especialmente as varandas de apartamento antigo, que são menores e não podem servir como espaço gourmet”, diz.

O arquiteto sugere a colocação de vidros nesse tipo de varanda para que seja possível transformar o ambiente em um home office com uma mesinha para computador e cadeira no canto. Trabalhar olhando a paisagem é sensacional”, diz.

Outra dica de Leite é transformar essa varanda em uma saleta de jogos. “Basta investir em uma mesinha d e dupla função que sirva também como um tabuleiro de jogos”, aconselha.

Aproveite melhor os espaços da sua casa
Outro exemplo é utilizar um espaço no corredor para fazer um escritório com portas de armário

No quarto de empregada é possível potencializar a serventia do armário utilizando uma parte para guardar produtos de limpeza e a outra para organizar material de escritório. “Nesse ambiente, seria interessante usar uma parte da parede com armário e a outra preencher com uma estante”, comenta Augdan.

Outra ideia do arquiteto é colocar uma escrivaninha atrás do sofá que terá a função de aparador e de uma estação de trabalho. A arquiteta Adriana Victorelli diz que, para aproveitar melhor os espaços, o ideal é ter em mente qual será exatamente o seu uso.

“Quem gosta de fazer bolo e cozinhar, por exemplo, seria interessante investir em uma bancada na cozinha para colocar a batedeira, um armário para guardar as asssadeiras e providenciar um forno compatível”, diz Adriana.

Aproveite melhor os espaços da sua casa
A utilização do espaço embaixo da escada, no caso de residências, também é outra alternativa

Ela conta que, em um projeto cujo cliente gostava de jogos de cartas, inseriu na sala de jantar uma mesa de dupla função, que serve para refeição, mas se transforma em uma mesa para jogos. Outro exemplo dado por Adriana foi um projeto que utilizou um espaço no corredor para fazer um escritório com portas de armário. Sendo assim, quando o espaço não está sendo utilizado pode ficar fechado, dando a impressão, para quem está do lado de f ora, de que se trata de um armário.

Já a arquiteta Laurimar Coelho dá o exemplo da utilização do espaço embaixo da escada, no caso de residências. “Mas o que colocar ali vai depender de qual ambiente onde fica a escada”, explica.

Atualmente, Laurimar está executando um projeto em um apartamento onde mudou todo o layout do banheiro. “Dessa mudança surgiu uma sapateira que dá para o quarto do casal”, conta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.