29/05/2009

Aqui, você é quem manda

Fonte: Jornal da Tarde

Mercado começa a dar mais opções de plantas para compradores mais exigentes com a casa

André Conti/AE

A personalização já está em tudo: eletrodomésticos, móveis, revestimentos e objetos antigos remodelados. Porém, ela também avança quando se trata dos próprios imóveis. Mercado explorado por incorporadoras que oferecem plantas 100% flexíveis, como a Idea!Zarvos e a Max Haus, empresas tradicionais também já percebem esse comprador mais exigente, ainda que de forma mais tímida e restrita a apartamentos maiores.

O fenômeno é impulsionado pela visão da casa como refúgio ante a insegurança oferecida pela cidade, onde se recebe amigos e família. É essa uma das tendências apontadas pela Casa Cor, a maior mostra de arquitetura e decoração do País, que acontece na cidade até o dia 14 de julho, no Jockey Club.

Um dos ambientes que o retrata é o “Apartamento do Solteiro”, do decorador Fernando Piva, cujos ambientes estão integrados, mas possuem divisórias que podem ser abertas, além de grandes janelas. Já na Suíte Master, de Oskar Mikail, o quarto com grandes dimensões é totalmente integrado ao banheiro, inclusive pela tecnologia, que permite girar o monitor de TV para uso em cada ambiente.

Acima, Apartamento do Solteiro, de Fernando Piva, atende a um nicho do mercado e pode ser ocupado por um casal. Ao lado, Suíte Master, de Oskar Mikail, é automatizada e integra banheiro e quarto

Gonzalo Fernandez, vice-diretor da imobiliária Fernandez Mera, afirma que, após uma febre, onde dezenas de opções de plantas eram oferecidas, a personalização oferecida ficou mais inteligente. As construtoras vão direto ao ponto. A maior demanda é por salas e suítes ampliadas, com a incorporação de um quarto, principalmente em unidades com quatro dormitórios. Além delas, as construtoras oferecem opções de acabamentos. Caso o comprador não queira utilizar o piso que já vem na compra da unidade, obtém um crédito e o utiliza na compra de um de sua preferência.

Empreendimentos da Cyrela, como o Floris Santana, dá apenas três opções de plantas. O diferencial está em como elas são distribuídas: quatro dormitórios; três suítes com sala e cozinha ampliadas; e três suítes com sala ampliada e home office.

O decorador Fernando Piva, que trabalha com construtoras, verifica que a customização ficou mais facilitada. “O apartamento tipo continua, mas as construtoras verificaram que não existe família tipo. Já fiz três apartamentos completamente diferentes em um mesmo prédio. Quem compra móveis de qualidade precisa investir de forma coerente também no imóvel.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.