27/01/2008

Áreas de serviço com um jeito de ambiente social

Fonte: O Globo

Escritório e moradia ao mesmo tempo, imóvel é adaptado para receber visitantes

Fabio Rossi Zap o especialista em imóveisA área, transformada numa ante-sala para o lavabo

Uma área de serviço que ganhou cristaleira e cômoda de Petrópolis (ambas com pintura envelhecida), gravuras nas paredes (estas, verdes, com rodameio de mármore branco) e um charmoso lustre art déco comprado num brechó nos Estados Unidos. Tudo isso, ao lado de tanque e máquina de lavar. Parece frescura, mas não é. Essa foi a forma encontrada pela arquiteta Vera Rupp, dona do apartamento, para criar uma ante-sala ao antigo banheiro de empregada, que, aliás, foi transformado em lavabo.

As adaptações têm um motivo: o imóvel, onde antes funcionava apenas o escritório de Vera, passou também a ser a residência da arquiteta e de sua filha. Depois de uma reforma, o antigo três-quartos se transformou num apartamento de dois quartos, cada um com seu banheiro. E a casa ficou sem banheiro social.

— Para evitar que clientes e visitantes tivessem que entrar nos nossos quartos para usar o banheiro, decidi que toda a área de serviço da casa, isto é, cozinha, lavanderia e banheiro de empregada, seria transformada numa área social — explica Vera.

Fabio RossiZap o especialista em imóveisA cozinha americana, que ganhou uma decoração divertida: lugar de convívio; não exclusivamente de serviço

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para isso, a cozinha passou a ser do tipo americana, com um balcão que dá para a sala:

— Esse tipo de cozinha permite que ela se transforme num lugar de convívio e não exclusivamente de serviço. E minha filha adora cozinhar. Além disso, na reforma, a cozinha perdeu parte de sua área, já que a sala tem os ambientes de estar, jantar e trabalho. Com a integração, ela não parece tão apertada — ressalta a arquiteta.

Paredes e prateleiras verdes-limão e acessórios, para preparar alimentos, que têm formatos engraçados (de bichos ou espantalho) deram um ar mais divertido à cozinha da casa:

— O escorredor de louças, por exemplo, é uma placa de grama artificial comprada na Rua da Alfândega e faz o maior sucesso.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.