04/03/2013

Armário para espetos e nichos para garrafas e suvenires mantêm a organização na cozinha social

Armário para espetos e nichos para garrafas e suvenires mantêm a organização na cozinha social

Fonte: Revista do ZAP

Projeto de interiores setoriza ambiente em apartamento de jovem casal sem perder em funcionalidade

Criar o projeto de interiores de uma cozinha com churrasqueira integrada ao living nem sempre é uma tarefa simples. Isso porque o ritual e o aparato que envolvem a tradicional refeição gaúcha exigem atenção extra. Afinal, ninguém quer sangue de carne pingando pelo chão ou espetos engordurados amontoados em local indevido.

armário cozinhaO painel de madeira da parede da churrasqueira oinde fica o nicho dos espetos permitiu a instalação de um nicho aéreo onde ficam à vista a coleção de garrafas de bebidas do casal

Consciente disso, a arquiteta Gabriela Velloso foi chamada para projetar esta cozinha de 8,80 metros quadrados de área neste apartamento novo no bairro Mont’Serrat, em Porto Alegre. O casal de moradores, um jovem casal no início da vida a dois, adora receber amigos e familiares para churrascos no fim de semana e por isso queria manter a churrasqueira. Porém, também queria seguir com um ambiente prático e funcional que comportasse a rotina diária, como lanches e preparo de refeições.

Para isso, a profissional projetou, além da bancada convencional, onde está a pia e o cooktop, e de outra, onde o casal toma o café da manhã, um painel na parede da churrasqueira com acabamento de lâmina de madeira natural louro-freijó. Instalado distante 15cm da parede, o revestimento permitiu a criação de um nicho com porta acionada por meio do sistema fecho-toque – 1,50cm de altura e 50cm de largura –, onde podem ser guardados em pé até oito espetos.

armário cozinha

Estrutura de cocção conectada ao living
Entre os revestimentos, para dar sensação de amplitude, a cerâmica branca original da construção foi mantida no piso. No mobiliário sob medida, a composição da madeira louro-freijó tem a companhia de laca em tom cinza e detalhes em amarelo. O granito original das bancadas foi substituído pelo verde-ubatuba, que parece preto.

“Desde o início, pensei no cinza para o ambiente em virtude da atualidade da cor. Para compor, ficamos entre o vermelho e o amarelo, e eles acabaram optando pelo amarelo, utilizado aqui de mandeira pontual”, relata a autora.

Além das lâmpadas dicroicas nos nichos e sobre a bancada, o restante da iluminação é de lâmpadas fluorescentes econômicas brancas, todas em luminárias embutidas.

“Eles pediram espaço, pois fazem coleção. Solicitaram ainda espaço para acondicionar copos e lembranças de viagens, que estão no nicho criado acima do passa-pratos da cozinha voltado para o living”, explica Gabriela.

Chama a atenção na cozinha com ar social o espelho instalado na parede da pia e da bancada de trabalho, que reflete parte do living.

“O espelho dá uma sofisticada para um ambiente que tem forte caráter social, além de ser inusitado”, finaliza Gabriela.

Leia mais:
>> Cozinha gourmet: projetos priorizam praticidade e espaços aconchegantes
>> Funcionalidade e praticidade imperam quando o assunto é cozinha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.