16/06/2010

Aromaterapia ajuda a transformar o ambiente

Aromaterapia ajuda a transformar o ambiente

Fonte: Revista do ZAP

Uso de essências aromáticas tem diversas funções, como auxiliar na concentração e manter a harmonia da casa

O clima da casa pode mudar com a ajuda da aromaterapia. Os aromas são provenientes dos óleos essenciais, substâncias naturais extraídas de flores, frutas, sementes, cascas e raízes. Inalados ou aplicados no corpo, restauram energias curativas e proporcionam equilíbrio entre corpo, mente e espírito. O Pense Imóveis traz algumas dicas para escolher certo para seu ambiente.

óleo aromaterapia

O exemplo mais clássico é do uso de óleo essencial de lavanda, que tem efeito relaxante. Mas o que realmente determina a escolha é a preferência pessoal, pois ninguém consegue relaxar sentindo o cheiro que não gosta. A opção deve ficar por sua conta da sensibilidade olfativa dos moradores.
 
Os aromas terapêuticos podem ser aplicados em casa com diferentes funções. Alguns ajudam a estimular a concentração na área de trabalho e estudo, enquanto outros servem para relaxar antes de dormir. 

Benefícios dos aromas
– Alecrim: auxilia a concentração, sendo indicado para áreas de trabalho e estudo.

– Aloe Vera: calmante e auxilia na meditação.
aroma lavanda
– Lavanda: não só vence a insônia, mas também a depressão, tensão e cansaço. Uma gota no travesseiro ajuda a relaxar, assim como em difusores ou em spray, borrifado no ambiente.

– Bergamota: estimula o entusiasmo; bom para utilizar no living em dias de festa.

– Tangerina, gerânio e lemongrass (ou capim-limão): trazem alegria, paz e serenidade, para reuniões em família. Útil em casos de ansiedade, tristeza, desânimo e letargia.

– Olíbano: é revigorante; é excelente para dissolver ressentimentos e mágoas. É um óleo que promove o perdão e liberta do passado.
flor ylang-ylang
– Ylang-ylang: poderoso afrodisíaco, para noites de namoro.

– Rosa: tem poder de sedução e aumenta a auto-estima.

– Patchouli: é sedativo e afrodisíaco; usado para casos de fadiga e ansiedade. Também usado em casos de obesidade, pois, auxilia a diminuir a compulsão alimentar.

– Gerânio: é equilibrante; reduz alterações de humor durante a TPM e menopausa, ansiedade, estresse e sentimentos de culpa.
flor eucalipto
– Eucalipto: refresca quartos de doentes. Anti-reumático, analgésico e descongestionante. Purifica os ambientes carregados de energia psíquica negativa, principalmente após as brigas e discussões.

– Cravo: ajuda na autoconfiança e estimula a coragem.

– Jasmim: estimula a energia sexual. O poderoso aroma atua diretamente sobre o centro sexual do corpo, tornando-o perfeito para os rituais amorosos. Harmoniza a função das glândulas sexuais.

Receitas caseiras
Algumas receitas caseiras também trazem bons resultados. Ferver cascas de laranja ou limão para extrair o óleo essencial dessas frutas serve para relaxar e umidificar o ambiente nos dias secos. O aroma da laranja misturado com cravo e canela é bactericida, fungicida e anti-mofo. E óleo essencial de cedro com lavanda ou lemongrass com laranja e lavanda também têm essa mesma ação.

Os óleos cítricos e herbais usados no quarto pela manhã ajudam a despertar. Para depois do almoço e durante o trabalho, alecrim e hortelã evitam a letargia no escritório. À noite, fique com os relaxantes na sala de TV.

Por ambientes
>> Sala ou ambientes onde a família se reúne: os indicados são aromas cítricos, entre eles, limão, tangerina, gerânio e verbena. Rosas brancas trazem calma para as relações. Deve-se investir em aromas que facilitam a comunicação e agradam a todos. Para suavizar o perfume, coloque água em um borrifador e pingue três gotas de óleo essencial.
canela
>> Escritório ou sala de estudos: recomenda-se o alecrim, que é calmante e ajuda na concentração, ou menta e canela, aromas tônicos e estimulantes. Canela também traz bons fluidos e é bom para negócios. Para deixar uma fragrância estimulante no ar, coloque um pouco de água num vaso de vidro, adicione óleos de alecrim, limão ou olíbano (duas gotas de cada um por litro) e mergulhe nele algumas varetas de madeira sem cobri-las totalmente. Elas absorvem gradualmente a essência e mantêm o ambiente aromatizado por vários dias.

>> Cozinha: cravo e eucalipto purificam o ambiente e neutralizam outros cheiros que normalmente se tem na cozinha, por ser um lugar onde se faz comida. Os aromas dão sensação de limpeza.

Como espalhar o aroma
Existem muitas as maneiras de uso dos óleos essenciais na sua casa. As mais comuns são:
difusor de óleo
>> Queimadores e difusores de óleos – os difusores vêm geralmente acompanhados de um recipiente onde se coloca água e depois algumas gotas do óleo escolhido; na sua parte inferior há um lugar para colocar uma vela acessa que vai aquecer delicadamente água, fazendo com que o óleo seja liberado.

>> Direto na água quente – para um efeito de última hora, experimente pingar algumas gotas de óleo essencial dentro de um recipiente com água quente. O aroma não dura tanto quanto nos difusores, mas funciona bem para festas, jantares e quartos de pessoas doentes.
borrifador
>> Spray – substitua os aerossóis que são tão nocivos ao meio ambiente simplesmente enchendo de água um borrifador comum de plantas e nele adicionando algumas gotas de óleo essencial. Em geral, a medida é de 15 ou 20 gotas para 125 ml de água. Agite a mistura antes de usar.
velas aromáticas
>> Velas perfumadas – pode se comprar as velas próprias para aromaterapia ou você mesmo pode produzir as suas próprias velas acendendo uma vela simples, porém mais larga e esperar a cera derreter em torno dela. Depois assopre a chama e pingue algumas gotas de óleo nessa cera derretida; deixe esfriar um pouco e remodele a vela. Em seguida, reacenda-a.

Tags: arquitetura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.