13/08/2008

Aromatizadores suaves deixam os ambientes mais agradáveis

Fonte: O Globo

Flores, frutas, grãos, madeiras, sementes, ervas estão entre algumas das matérias-primas usadas para compor as essências

RIO – Nada como um cheirinho especial para completar o prazer de uma casa bem decorada, confortável e aconchegante. Algo sutil, sem exageros, mas que faz a maior diferença. Não é frescura, não. Basta imaginar a situação inversa como cheiro de mofo, de cigarro, de gordura ou de animal para logo sentir certa repulsa ao ambiente.

Os aromas têm o poder de despertar os sentidos, de marcar uma identidade e de trazer boas lembranças ao aguçar a memória olfativa. Flores, frutas, grãos, madeiras, sementes, ervas estão entre algumas das matérias-primas usadas para compor as essências usadas em produtos aromatizadores como nos vaporizadores, óleos concentrados e incensos.

Para Beatriz Yoshimura, da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisa em Aromaterapia, formada em aromaterapia holística pelo Tisserand Institute, em Londres, os aromas de óleos essenciais das flores, plantas, troncos, cascas e sementes são capazes de oferecer bem-estar físico, mental e emocional. Ela destaca que não basta a pessoa gostar de um determinado cheirinho para passar a usá-lo em sua casa.

Beatriz também explica que não é correto usar o mesmo aromatizador feito a partir de óleos essenciais naturais em todos os ambientes de um lar. Na sala de estar, por exemplo, ela sugere o uso de fragrâncias mais cítricas porque são mais alegres, harmônicas e antidepressivas. Já no quarto de pessoas que estão estressadas e tensas, ela recomenda o capim limão.

É preciso ter cuidado ao usar as essências. O ideal é procurar um profissional da área antes. O alecrim, por exemplo, não deve ser usado nas residências onde tenha uma pessoa com hipertensão, porque é um ingrediente estimulante e pode causar o aumento da pressão.

Os óleos essenciais são substâncias naturais responsáveis pelos aromas característicos das plantas. Colocados em aromatizadores elétricos ou em velas (réchaud), liberam um cheiro agradável no ambiente.

Carlos Enrique, gerente industrial do Ar-Mania Rio, responsável pelos aromas de muitas lojas, grifes, hotéis e shoppings do Brasil, explica que as fragrâncias dão identidade ao um ambiente. Lá, estão disponíveis 70 fragrâncias, que podem ser trabalhadas em inúmeras combinações.

Entres as fragrâncias mais vendidas para aromatizar o ambiente estão a Paradise, que oferece um clima esportivo, a Raízes, para um ambiente mais sofisticado, e o 714, específico para um ambiente dinâmico.”O aroma de uma casa é personificação de seu dono no ambiente. É um toque especial e pessoal do dono daquele espaço”, afirma Enrique.

Ele informa que a empresa está desenvolvendo um questionário amplo para poder atender aos de pedidos de fragrâncias personalizadas e exclusivas, em que serão investigadas a personalidade, as preferências de cada cliente e as características do ambiente a ser perfumado.

 

1 Comentário

  1. Gostaria de saber onde adquirir aromatizantes Ar-Mania Rio, pois os comprava em niterói mas a loja fechou. No aguardo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.