O arquiteto chinês Wang Shu, 48 anos, é o vencedor do Pritzker 2012, considerado o “Nobel da arquitetura”. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 27 de fevereiro, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Wang Shu tem um escritório de arquitetura na cidade de Hangzhou
Os projetos de Wang Shu, que, ao lado de sua mulher comanda o escritório Amateur Architecture Studio, ficaram famosos por misturarem tradições chinesas com modernidade e materiais contemporâneos sem esquecer da preocupação com o ambiente ao redor.
Museu de História em Ningbo, projetado por Wang Shu
De acordo com o presidente da comissão julgadora do Pritzker, Lorde Palumbo, o trabalho de Wang Shu consegue transcender o debate entre urbanização, tradição, passado e futuro ao produzir “uma arquitetura que é atemporal, profundamente enraizada em seu contexto e, ainda assim, universal.”
Museu de Arte Contemporânea de Ningbo, projeto de Shu
Entre os projetos mais famosos de Shu estão o Museu de Arte Contemporânea e o Museu de História, na cidade portuária de Ningbo, e campus Xiangshan de Belas Artes na cidade de Hangzhou.
Campus Xiangshan de Belas Artes na cidade de Hangzhou
Wang Su receberá o prêmio no dia 25 de maio, em cerimônia oficial a ser realizada em Pequim. Ele receberá US$ 100 mil, além de uma medalha de bronze.
O Prêmio
O Pritzker foi criado em 1979 e tem como propósito “honrar anualmente um arquiteto vivo cujo trabalho demonstre uma combinação de qualidades como talento, visão e comprometimento e que tenha produzido contribuições consistentes e significantes para a humanidade e o espaço construído por meio da arte da arquitetura”.
Na lista de premiados com o Pritzker estão os arquitetos brasileiros Oscar Niemeyer (1988) e Paulo Mendes da Rocha (2006).
Leia mais:
>> Talento no design é foco de premiação
>> Cubo com compartimentos “secretos” ganha prêmio de design universitário