14/08/2013

Arquiteto renomado apresenta projeto de centro cultural em Porto Alegre

Arquiteto renomado apresenta projeto de centro cultural em Porto Alegre

Fonte: Revista do ZAP

Capaz de criar prédios e móveis, Isay Weinfeld conta que busca obras permanentes “que reflitam nossa época sem modismos”

Entrar numa obra arquitetônica de Isay Weinfeld é uma experiência sensorial. O espaço consegue deslumbrar mesmo sem o recurso de ofuscar com superfícies reflexivas. Em 2014, teremos um exemplar desses em Porto Alegre, o Centro Cultural Ling. O arquiteto esteve em Porto Alegre apresentando o projeto que começou a esboçar há cerca de quatro anos.

 centro cultural


Um dos projetos feitos por Weinfeld é a Livraria da Vila, em São Paulo

Um dos projetos do artista que marca a paisagem de São Paulo o premiado Edifício 360°, uma torre residencial de 22 andares de espaços cheios e vazios com uma vista que justifica o nome. E a Livraria da Vila, nos Jardins, com exterior e interior exemplares, um convite a uma visita. Finalmente, chegamos ao Centro Cultural Midrash (palavra que, em hebraico, significa extrair sentido), integrante do bairro Leblon, no Rio de Janeiro.

Enquanto não começa a ser executado o projeto em Porto Alegre, um “edifício simples”, na sua visão, talvez esta frase resuma o que podemos esperar para 2014 e o que tem feito em seus projetos: “A coisa certa no lugar certo.”

 centro cultural

 

Marca a paisagem de São Paulo o premiado Edifício 360°, uma torre residencial de 22 andares de espaços cheios e vazios com uma vista que justifica o nome

O arquiteto ressalta que, primeiro, um projeto tem que funcionar, com todas as suas condicionantes, como a localização do edifício no terreno. Ele sabe tirar partido de toda particularidade com a sua personalidade, como demonstram as obras.

“Não tenho interesse nenhum em codificar o meu trabalho, também não estou interessado em rótulos que possa ter”, adianta.

Avesso a tendências, Weinfeld pretende criar obras permanentes, “que reflitam a nossa época sem modismos”. Mas, apesar de sustentabilidade ter virado moda (e todo mundo perguntar sobre isso), mantém a coerência de procurar atender aos seus quesitos nos projetos.

 

Leia mais:
>> Pedras na decoração tornam os ambientes práticos e sofisticados
>> Artista mineiro cria obras de decoração a partir do papelão
>> Conheça quartos de bebês com ar de realeza possíveis de ter em casa

Tags: arquitetura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.