11/03/2011

Arquitetos criam na Holanda uma casa com design sofisticado a partir de objetos reciclados

Fonte: O Globo

Rio de Janeiro – O processo de construção desta casa reciclada inverte algumas práticas comuns quando se trata do processo de construção. O conceito de reutilização veio antes do design. Foi o que os arquitetos Jan Jongert e Jeroen Bergsma, da empresa holandesa 2012 Architecten, buscaram ao erguer a ampla casa de pé direito alto em Enschede, na Holanda.

Fachada da casa reciclada, construída na Holanda, com ajuda do Google Earth (Foto: Mark Saleen/Dwell)
Fachada da casa reciclada, construída na Holanda, com ajuda do Google Earth (Foto: Mark Saleen/Dwell)

Com a ajuda do Google Earth e de contatos locais, os designers e os clientes vasculharam áreas em áreas próximas, num raio de até 9 Km, pilhas de lixo não-oficiais, o lixo excedente das casas, canteiros de obras e estabelecimentos comerciais – eles também entrevistaram amigos, familiares e colegas para recolher as peças quebradas. Com isso, criaram um inventário.

“Nós mantivemos os nossos olhos abertos para os locais de armazenamento e visitamos todas as fábricas, onde fizemos questão de entrar pela porta de trás”, disse um dos moradores da casa, Tjibbe Knol em entrevista ao site Dwell.

Os itens selecionados como elemento construtivo não são de natureza chique e o processo utilizado reduz o impacto ambiental. A redução dos resíduos de construção e do consequente uso de transportes também reduz a liberação de carbono. E o resultado de todo esse trabalho é uma versão reciclada, contemporânea e sofisticada de moradia.

A fachada é revestida por tábuas de madeira reutilizadas e de 600 carretéis. O revestimento de madeira envolve a casa, cobrindo as portas e janelas. Em alguns lugares, ela age como uma tela, cobrindo algumas das janelas do banheiro, por exemplo, mas ainda admitindo a luz.

LEIA MAIS:

As peças de design da casa do personagem André Gurgel, da novela Insensato Coração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.