11/03/2010

Arquitetos criam projeto de casas empilhadas na Alemanha

Fachada do projeto de Herzog e de Meuron para a loja Vitra Haus (Fotos: Divulgação)
Fachada do projeto de Herzog e de Meuron para a loja Vitra Haus (Fotos: Divulgação)

Rio de Janeiro – Num olhar de relance, parecem 12 “casas”, empilhadas em cinco andares. Janelas de vidro envolvem as fachadas de todas elas para exibir parte das peças da marca de mobiliário Vitra Haus. O showroom fica localizado na cidade de Weil Am Rhein, divisa entre Alemanha e Suíça. O projeto de arquitetura da nova loja, assinado pelo escritório Herzog e de Meuron, ganha destaque pelo desenho inusitado, irregular e com vista para todos os lados, que tanto possibilita ao visitante admirar a paisagem como os móveis da loja de forma entrelaçada.

O prédio, com 21,3m de altura, 54m de largura e 57m de comprimento, funciona como anexo da Vitra Design Museum, do renomado arquiteto canadense Frank Gehry. No térreo, entre as cinco casas que são usadas como base para o empreendimento, há uma espécie de vão, que funciona como mais uma área de exposição das peças do showroom ou como um espaço ao ar livre para uso no verão. Os interiores, no entanto, são claros e neutros de forma a valorizar o mobiliário criado para a marca Vitra por famosos designers, como Charles & Ray Eames, Verner Panton, Mario Bellini e Antonio Citterio.

A irregularidade dos espaços e da fachada revelam a complexidade do projeto. Mas a aparência caótica do desenho é logo convertida numa mensagem lúdica, que permite o diálogo entre o interior e a paisagem. As casas parecem ser todas suspensas e independentes, ainda que sejam ligadas por grandes corredores. Todas as escadas são integradas e propõem ao visitante diferentes caminhos, remetendo a um labirinto.

Construídos com paredes de concreto, os módulos do prédio de cinco andares apresentam as faces das extremidades envidraçadas, privilegiando a vista do campus durante o dia. À noite, as fachadas de vidro se transformam em vitrines iluminadas para a enorme coleção de produtos da marca.

LEIA MAIS:

FEIRAS APRESENTAM AS TENDÊNCIAS DE ACABAMENTOS PARA CONSTRUÇÃO, ARQUITETURA E DECORAÇÃO

UMA CASA POPULAR E SUSTENTÁVEL, QUE SERÁ VENDIDA EM LOJAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.