20/03/2012

Arquitetos propõem concurso de projetos para estações do metrô de Porto Alegre

Arquitetos propõem concurso de projetos para estações do metrô de Porto Alegre

Fonte: Revista do ZAP

Para o departamento do Rio Grande do Sul do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS), as estações devem ter papel de destaque dentro do planejamento do sistema de metrô

O departamento do Rio Grande do Sul do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS) deverá propor a realização de um concurso nacional, ou até internacional, de projetos para as estações do futuro metrô de Porto Alegre, como mostra matéria do jornal Zero Hora.

O presidente do IAB-RS, Tiago Holzmann da Silva, teme que o assunto fique para a última hora. Para ele, as estações devem ter papel de destaque dentro do planejamento do sistema de metrô da capital gaúcha.

“As estações do metrô são símbolos das cidades, e a arquitetura de qualidade é o grande diferencial. Somente um bom projeto pode garantir isso, e a melhor forma de contratá-lo é por concursos públicos. Ou teremos feios e ineficientes “puxadões” de concreto espalhados pela cidade, desvalorizando o entorno e deixando clara mais uma boa oportunidade perdida”, alerta Silva.

A prefeitura de Porto Alegre definiu que as estações serão erguidas pela empresa que vencer a licitação, a mesma que vai operar as linhas. Apesar disso, o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, concorda que o IAB-RS possa participar das discussões. “Longe da ideia de “puxadinho”, vamos exigir que a infraestrutura seja de primeira qualidade”, afirma.

Saiba mais sobre o assunto lendo a edição digital de Zero Hora.


Leia mais:
>> Obra em prédio da prefeitura de Porto Alegre promete devolver beleza interna da construção
>> Porto Alegre é museu a céu aberto
>> Revitalização dá novos ares à tradicional Galeria Chaves, no centro de Porto Alegre
>> Paisagismo da Praça da Alfândega, em Porto Alegre, deve ser finalizado em junho de 2012
>> Obras no Cais Mauá começam em agosto

Tags: Urbanismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.