26/05/2009

Arquitetos se inspiram no Ano da França no Brasil para decorar ambientes

Fonte: Globo online

Arquitetos foram convidados para montar espaços cuja decoração tivesse características dos dois países

Rio de Janeiro – Paola Ribeiro passou oito meses quebrando, reformando e comprando móveis para o apartamento na Lagoa de um jovem casal, pronto em dezembro de 2008. Foi meticulosa no cruzamento da personalidade dos dois. Ao término da obra, percebeu-se um cruzamento de duas referências que estão dando o que falar: as culturas brasileira e francesa, em voga pelo ano da França no Brasil. Convidada pelo Globo – ela e outros dois arquitetos – para montar espaços cuja decoração tivesse características dos dois países, Paola não teve dúvidas: acionou o casal e criou pequenas intervenções no ambiente.

“Ela é romântica, e as escolhas mais suaves, como as almofadas com tapeçaria Aubsson, mostram conexão com a França”, explica Paola. – Móveis dos séculos XIX e a escada que serve de aparador também têm este sotaque. Ambos garimpados no Antiquário de Arnaldo Danemberg.

PARA NÃO CAIR NO BREGA – A mesa de centro, desenhada pela própria arquiteta para o casal, funciona como uma vitrine de lembranças. Ali entram caixinhas francesas, livros de arte brasileira e quadros comprados em viagens. Cada objeto fica encaixado como num mosaico, em nichos projetados para abrigar os itens mais pessoais deles. O design contemporâneo é superbrasileiro, assim como a obra da artista plástica Beatriz Milhazes, exposta na parede. A França está em castiçais e lustre, très parisien. Já o papagaio de cerâmica, da Le Lis Blanc Home, bem representa o tropicalismo brasileiro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.