24/05/2010

Arquitetos transformam cozinhas em ambientes de estar

Você adora cozinhar, mas não quer ficar de fora do bate papo que rola na sala. Que tal trazer a conversa para a cozinha? Ou melhor, a cozinha para a sala? Arquitetos têm se apropriado de elementos de ambientes de estar para deixar o cantinho gastronômico mais aconchegante. Nos projetos, eletrodomésticos, disfarçados ou não na mobília, convivem com mesas de jantar, poltronas e cristaleiras no mesmo cenário. Pode ser uma boa dica para quem gosta de receber muitos amigos, mas mora em espaços pequenos. 

Na cozinha planejada Techno, da Treselle, a TV de tela plana é incorporada a uma das portas de vidro preto do armário sobre a pia. Os puxadores ficam embutidos para dar uma sensação de continuidade ao móvel, que inclui iluminação de led em sua parte inferior externa, criando uma ambiência especial para a área da pia. Já a coifa Manhattan, item que remete aos ambientes industriais, assume função de lustre.

“O planejamento da cozinha deve prever o menor deslocamento de quem vai realizar alguma atividade ali. Portanto, buscamos reunir todo o aparelho necessário em um mesmo local. Também procuramos soluções como embutir ou decorar os equipamentos e, assim, dar um clima mais aconchegante ao ambiente”, diz o proprietário da Treselle, Luiz José Leite.

Mesa de jantar é incorporada à cozinha da Criare (Foto: O Globo)
Mesa de jantar é incorporada à cozinha da Criare (Foto: O Globo)

Em um dos projetos da Criare, uma mesa de jantar para seis pessoas, feita de MDP com revestimento cânion, fica acoplada à ilha da cozinha, com bancada de mármore. As poltronas em tom café ajudam a aquecer o ambiente. Sobre o armário flutuante branco com sistema de abertura de portas por toque foram colocados os quadros. Colaborando com a decoração, o revestimento da parede em tom de madeira de demolição, igual ao da mesa, torna o cantinho gastronômico da casa ainda mais acolhedor.

Nos projetos da Ornare, os eletrodomésticos ficam escondidos. Não à toa, na cozinha Vintage, a geladeira ganha um revestimento especial, semelhante ao da parede, incluindo os detalhes do acabamento. É difícil identificar a localização do aparelho. Na decoração, a iluminação de led sobre a bancada da pia cria um clima diferente, disfarçando a sua função. Por fim, a cristaleira assume, ao mesmo tempo, um papel decorativo e funcional, por guardar e expor pratos, copos, xícaras e outros utensílios.

Entrar em ambientes como esses, que são ao mesmo tempo sala e cozinha, pode deixar o visitante um pouco confuso. Mas ele é logo conquistado pela ideia. Afinal, já que a cozinha, depois de tanto tempo desprezada, conseguiu também conquistar o coração da casa, nada melhor do que presenteá-la com o clima adequado para um bom anfitrião reunir os amigos onde os quitutes são preparados.


 

LEIA MAIS:

VEJA PROJETOS QUE ROMPEM BARREIRAS ENTRE AMBIENTES INTERNOS E EXTERNOS

VEJA COMO DECORAR SUA CASA COM UM CLIQUE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.