02/09/2008

Arquitetura e decoração brasileira de olho na Argentina

Fonte: Globo online

Para ampliar o leque de produtos brasileiros adorados pelos argentinos, será realizado até o dia 4 de setembro o Brasil Casa Design, em Buenos Aires

Zap o especialista em imóveisPoltrona Diz, Sérgio Rodrigues, está sendo exposta no Brasil Casa Design

RIO – Seja entre os objetos de decoração ou nos utilitários, a cerâmica brasileira já é um sucesso na Argentina. Nos lares de los hermanos, a cerâmica está presente em revestimentos, pisos, bancadas e azulejos, nas louças dos banheiros, e, claro, nas peças mais artesanais como cachepôs e vasos.

Para ampliar o leque de produtos brasileiros que possam despertar ainda mais o interesse dos argentinos, será realizado entre os dias 2 e 4 de setembro o Brasil Casa Design, em Buenos Aires.

Lá, uma casa-conceito, com produtos exclusivamente brasileiros, foi projetada e decorada pelo arquiteto Ivan Rezende, que também é responsável pela curadoria do evento.

Rezende explicou que a casa foi projetada em 300 metros quadrados, seguindo os conceitos da arquitetura moderna brasileira com formas arredondas e retas, com ventilação cruzada e pilares aparentes. Também usou decks de madeira dividindo os ambientes da casa, numa iniciativa bem brasileira, além de colocar palmeiras em torno da residência, uma vegetação típica brazuca.

Nas paredes, ele usou e abusou da combinação de diferentes tipos de materiais. Há mármore, painel de azulejo, divisória de vidro cristal laminado, painel vazado de ripas de madeira e cachepôs de chapa metálica.

Nos móveis, Rezende optou por peças conceituadas de designers brasileiros como a chaise Fenda, de Ilse Langue, e bancos e mesas em madeira rústica, do design Leonardo Bueno.

Rezende aposta na conquista do mercado argentino pelo design brasileiro, cada vez mais respeitado. Durante a mostra, haverá ainda uma exposição de obras premiadas de designers brasileiros como a poltrana Diz, do designer Sérgio Rodrigues, cuba Meia Lua, do design Paulo Setúbal, porta Maxdoor, dos designers Leonardo Massareli, Flávio di Sarno e Márcio Giannelli, banco Bandeirola, do próprio Ivan Rezende, e luminária Bossa, de Fernando Prado.

Organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o evento pretende projetar uma imagem do país como um fornecedor de produtos de alta qualidade, design diferenciado e valor agregado. Além da cerâmica, serão apresentadas peças de vidros, de metais não-ferrosos, rochas, móveis, artesanato, aparelhos de refrigeração e aquecimento.

O evento leva apenas produtos que conquistaram os primeiros lugares nas premiações International Forum Design Hannover, International Design Excellence Award e Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. Os produtos selecionados para compor o Brasil Casa Design são todos provenientes de empresas que trabalham em escala industrial e com perfil exportador. Todos foram desenvolvidos em parques de desenho brasileiros e contam com as características do design nacional, como criatividade, ousadia e diversidade.

Ao contrário das mostras de decoração no Brasil, a feira argentina não será aberta ao público em geral. Apenas empresários, arquitetos e decoradores terão acesso melhor do design verde-amarelo.

– O Brasil pode ser uma excelente opção para os setores de casa e construção, pois além de oferecer um bom custo-benefício, tem uma grande diversidade de produtos, alta qualidade e excelente design, o que atende ao exigente mercado argentino. E a proximidade geográfica facilita ainda mais este intercâmbio – afirma Maurício Borges, Diretor de Negócios da Apex-Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.