17/09/2014

Arquitetura experimental marca projeto em Mölle, na Suécia

Arquitetura experimental marca projeto em Mölle, na Suécia

Fonte: Revista do ZAP

Mistura de materiais e composição da planta modernizam a casa planejada pelo escritório Elding Oscarson

Mölle é uma cidade da Suécia com topografia e paisagem bem marcantes. Além disso, segundo os profissionais do escritório Elding Oscarson, até meados do século 20, o local possuía uma arquitetura excêntrica e experimental. Contudo, desse período em diante, a experimentação deu lugar a um conservadorismo. Com o projeto moderno desta casa, os arquitetos quiseram recuperar a tradição arquitetônica do lugar, expandindo a proposta para o século 21.

Planejada para um casal com um filho, a residência de 300 m² foi erguida em um terreno baixo, sem inclinações. Do terraço, é possível observar o estreito de Öresund, que fica entre a Dinamarca e a Suécia. O projeto, contudo, questiona a convenção de que todos os cômodos precisam estar orientados para a vista principal. Sendo assim, para valorizar o entorno da casa, alguns dos quartos foram voltados para outros pontos, como a vegetação do jardim e a parede de pedra e tijolos que rodeia o imóvel, assim como para uma antiga adega semienterrada no pátio.

Composta de pilotis envolvidos em vidro, a parte inferior da casa, onde estão localizados os espaços de convívio, está intrinsecamente integrada ao ambiente externo. Já o piso superior, dedicado à área íntima do imóvel, recebeu grandes placas de madeira, compondo uma fachada única na região até o momento.

casa-suécia

casa-suécia

casa-suécia

casa-suécia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.