23/10/2012

Arquitetura histórica, memória e telhados vivos são os temas do Clube Casa Nova desta terça-feira

Arquitetura histórica, memória e telhados vivos são os temas do Clube Casa Nova desta terça-feira

Fonte: Revista do ZAP

Evento paralelo à 11ª Mostra Casa Nova começa às 19h30min no vão central do Beiramar Shopping, em Florianópolis

Três palestras com temas superatuais vão movimentar o Clube Casa Nova desta terça-feira, 23 de outubro de 2012, em Florianópolis. Professor da Univali, o arquiteto Evandro Gaspar, que assina dois espaços na Mostra Casa Nova 2012, convidou o professor Leandro Gilioli, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Univali e especialista em projeto e restauro pela Facoltà di Architettura di Ferrara (Itália), para um bate-papo sobre ambientação de interiores em prédios históricos. A Escola Básica Municipal Silveira de Souza, palco da Mostra, fará 100 anos em 2013.

Divulgação / Oficina de LuzSidnei Machado, criador do Hall da Memória na Mostra Casa Nova participará do bate-papo desta terça. Ele mostrará fotos históricas da fachada da Escola Silveira de Souza e de alguns espaços internos, tratando do tema Memória na Arquitetura

A arquitetura da escola que sedia a 11ª Mostra Casa Nova também é tema da palestra do arquiteto Sidnei Machado, criador do Hall da Memória, no casarão da Escola Silveira de Souza. Sidnei vai mostrar fotos históricas da fachada e de alguns espaços internos, tratando do tema Memória na Arquitetura. O experiente arquiteto integra a Comissão de Artes Sacras da Arquidiocese de Florianópolis.

Fechando o Clube Casa Nova desta terça-feira, a arquiteta Barbara Godeny fala sobre outro tema bastante atual — o uso de telhados vivos na arquitetura. Esse tipo de solução é uma alternativa para amenizar o aquecimento das cidades e vem sendo usada há muito tempo por países de clima frio e quente. Agora, os telhados ajardinados ganham adeptos também no Brasil.

“Ao optar por cobrir o telhado ou o terraço por vegetação estamos optando por criar vida na cobertura, afinal, ela vai crescer, se reproduzir e morrer. Vai se tornar parte na natureza, atraindo animais para alimentação, abrigo e ninhos”, diz Bárbara.

Os pocket shows têm início às 19h30min, no vão central do Beiramar Shopping, em Florianópolis, e são gratuitos.

Leia mais:
>> Mostra Casa Nova 2012 tem ambientes assinados pelo Núcleo Catarinense de Decoração
>> Biblioteca do Casarão na Mostra Casa Nova 2012, em Florianópolis, reunirá arte, literatura e música
>> Jardins criados para esta edição da Mostra Casa Nova 2012 ficarão como legado

Tags: eventos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.