10/10/2013

Arquitetura inspira mostra em casa criada pelo senhor das curvas, Oscar Niemeyer

Arquitetura inspira mostra em casa criada pelo senhor das curvas, Oscar Niemeyer

Fonte: Revista do ZAP

Casa Cor Minas Gerais faz uma ode à preservação do patrimônio histórico em Belo Horizonte

Além das 34 propostas de decoração e de paisagismo, a Casa Cor Minas Gerais provoca em 2013 uma urgente reflexão: a preservação do patrimônio histórico. Nenhum outro local seria mais adequado para isso do que em uma casa projetada por Oscar Niemeyer na Pampulha, região da capital mineira onde fica ainda o complexo composto pela Igrejinha da Pampulha, o Cassino e o Iate Tênis Clube, todos desenhados por um dos ícones da arquitetura mundial.

Minas Gerais-casa Cor


Clique aqui e veja mais fotos.


Com o tema “Um olhar muda tudo”, 50 profissionais receberam o desafio de decorar sem interferir na estrutura original de 1954, que tem peculiaridades como paredes curvas, marca registrada de Niemeyer, e pisos de Jacarandá e Peroba do Campo.

“A casa é também parte da mostra”, diz a arquiteta e urbanista Edwiges Leal, autora do projeto paisagístico Terraço 54 com Eduardo Begiato.

Edwiges também é integrante da curadoria que elaborou os critérios e as diretrizes do evento, orientando a preservação e a restauração. Segundo a profissional, a casa é tombada, como toda a obra de Niemeyer, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e também por integrar a área protegida da Pampulha.

“Nosso trabalho foi evitar a descaracterização ou alteração. A ideia era adornar e ocupar funcionalmente sem concorrer com a linha arquitetônica, deixar à vista o traço original”, conclui.

Leia mais:
>> Gilberto Gil é homenageado com sala de jantar na Casa Cor Bahia 2013
>> Casa Cor Paraná 2013 dita tendências de decoração

Tags: arquitetura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.