01/10/2006

Arquitetura têxtil pode criar ambiente inusitado

Fonte: O Estado de S. Paulo

Inspiradas nas tendas do deserto e beneficiadas pela evolução industrial, as tensoestruturas dão viabilidade aos mais inusitados projetos

Resultado direto da revolução industrial, a evolução da arquitetura têxtil tem viabilizado a criação de ambientes inusitados, com “aparência de sonho” e, em muitos casos, efêmeros. Inspiradas nas tendas dos povos do deserto, as tensoestruturas são ótimas soluções para integrar ambientes, cobrir grandes vãos de forma invisível e construir ambientes temporários.

Um dos precursores do sistema no Brasil, o engenheiro civil Nelson Fiedler constrói principalmente estruturas para eventos, mas também para residências. “Geralmente para cobrir grandes áreas ou integrar ambientes”. Por exemplo, em dois projetos o engenheiro criou estruturas para integrar a área do deck à da piscina.

Fiedler é discípulo do arquiteto alemão Frei Otto, pioneiro no uso de estruturas leves de mantas tensionadas. “Seu primeiro projeto foi em Kassel, em 1955, porém o mais famoso é o Olympia Stadium, em Munique, construído na década de 70”. Com 58 mil m² e feita em policarbonato, existe até hoje e é considerada a maior cobertura tensionada do mundo.

Com peso duas vezes menor que o de estruturas em concreto armado e uma vez menor que as de aço, é capaz de vencer grandes vãos com poucos pontos de apoio. “Existem projetos experimentais de casas feitas inteiramente com o sistema”.

O custo da tensoestrutura, segundo Fiedler, varia conforme o projeto, tamanho e material escolhido. “Fica em média em R$ 300,00 o m²”, diz. Fiedler é autor das instalações dos eventos Coca-Cola Vibezone, MTV Vídeo Music World Awards Brasil, da cobertura do Circo Voador no Rio de Janeiro, do Mercado Ver o Peso, em Belém, e do Teatro Castro Alves, em Salvador. Com ajuda da tecnologia digital, o engenheiro tem criado coberturas mais elaboradas. Por exemplo, para o Vídeo Music Brasil 2006 está criando tendas com a forma de ânforas (uma delas com 21 metros de altura) idênticas à garrafa que serve de casa à personagem da série Jeannie é um Gênio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.