10/07/2013

Arrume a mesa perfeita para um jantar em casa

Saiba o que não pode faltar para causar uma ótima impressão em seus convidados

Fonte: ZAP Imóveis

Você costuma receber amigos para jantar em casa e quer dar um toque pessoal e, ao mesmo tempo, sofisticado na arrumação da mesa? Saiba que não é difícil e o resultado compensa o capricho.

Arrume a mesa perfeita para um jantar em casa
Candelabros, marcadores de lugar, talheres diferenciados, porta-talher, dobradura ou porta guardanapo e vasos diferenciados devem ser utilizados na decoração (Fotos: Divulgação)

A primeira etapa que se deve pensar na hora de arrumar a mesa perfeita é definir o estilo do jantar. O formato da recepção como jantar formal ou despojado deve dar o tom para a escolha da decoração. O cardápio que será servido também interfere na escolha das peças. Alguns pratos pedem louça mais requintada e determinam a disposição dos utensílios na mesa.

Veja opções de mesa de jantar

Após a definição do estilo e do menu, pode-se partir para a escolha do enxoval que será utilizado. “Arrumar uma mesa elegante e funcional é uma arte e deixa os convidados satisfeitos, pois demonstra o carinho em receber”, afirma a organizadora de eventos Márcia Campos.

Para iniciar a organização, comece definindo a cor da decoração. Com base na cor, é possível pensar em todos os elementos que compõem a mesa e também nas flores que poderão dar vida à decoração.

“Outro ponto que deve ser analisado é se a louça disponível em casa é suficiente para compor a mesa com todos os convidados. Atualmente temos muitas opções de locação de peças caso não se tenha todas as peças dos jogos”, explica Márcia.

Arrume a mesa perfeita para um jantar em casa
Uma forma bem elegante e formal é o famoso estilo francês. Neste tipo de recepção, cada utensílio tem o seu lugar definido

Uma dica importante é descrever tudo que se pretende fazer em forma de check-list para não faltar nenhuma peça importante na hora da montagem. Fazendo isso é possível testar algumas composições com antecedência.

“A escolha de cada peça é muito importante no contexto, pois a harmonia precisa dar o tom do todo. A toalha precisa estar alinhada ao guardanapo, bem como aos pratos, talheres, taças etc.”, recomenda Márcia. Com o menu definido, se providencia a louça correta, como travessas específicas para caldos, talheres para servir peixe e taças para o tipo certo de bebida que vai harmonizar adequadamente com o cardápio.

Alguns elementos elegantes podem e devem ser utilizados para embelezar a decoração, como candelabros, marcadores de lugar, talheres diferenciados, porta-talher, dobradura ou porta guardanapo, trilhos de mesa, sousplats e vasos diferenciados. Abuse da criatividade!

Arrume a mesa perfeita para um jantar em casa
Para iniciar a organização, comece definindo a cor da decoração. Com base nela, é possível pensar em todos os elementos que irão compor a mesa e também nas flores

Como arrumar talheres e taças

Os copos, taças, talheres e demais utensílios podem ser arrumados de diversas maneiras, de acordo com o estilo da recepção. Uma forma bem elegante e formal é o famoso estilo francês. Neste tipo de recepção, cada utensílio tem o seu lugar definido, conforme a figura abaixo. Este estilo é muito utilizado em jantares formais e sempre impressiona os convidados.

Enfeites

Atualmente, a variedade de enfeites que podem ser usados como decoração de mesas é infinita. Além de louças, vasos, flores e acessórios, podemos criar arranjos com frutas, legumes e artesanato. Segundo Márcia, a escolha de um tema também cai bem e pode ser alinhada a datas especiais. “O que vale é a criatividade e gostar de receber os amigos e família”, salienta.

Arrume a mesa perfeita para um jantar em casa

A organizadora de eventos lembra que outros elementos também são importantes na recepção dos convidados em casa. “Acomodar todos adequadamente num jantar formal é fundamental, já que os pratos serão servidos na mesa. O espaço onde será servido um coquetel de entrada também precisa estar preparado e, de preferência, com a mesma decoração da mesa”, ressalta.

É necessário ter um suporte adequado para servir bebidas e aperitivos antes do jantar. Ter opções de bebidas um pouco mais abrangentes também é importante para atender a todos os gostos. A seleção das músicas deve ser estabelecida previamente, para que o anfitrião dê toda a atenção aos convidados.

Arrume a mesa perfeita para um jantar em casa
É necessário ter um suporte adequado para servir bebidas e aperitivos antes do jantar

“O banheiro não deve ser esquecido. Um aromatizador, papel de mão diferenciado e umas velinhas caem muito bem”, acrescenta.

Márcia finaliza lembrando que, o que não pode faltar numa situação dessas, é o utensílio necessário para que o convidado consiga se alimentar adequadamente. “Independentemente do estilo que se escolha, o conforto do convidado é fundamental. Além da receptividade dos anfitriões que, com, certeza não pode faltar!”

70 Comentários

  1. Parabéns, pela iniciativa há muito tempo venho procurando uma orientação dessa. Sempre fico com duvidas na hora de organizar uma jantar/almoço em relação a disposição dos talheres, taças …

  2. Muito boa a matéria, me ajudou muito. Márcia gostaria de saber aonde eu compro uma toalha igual a da foto, linda, perfeita….e a louça então, simplesmente maravilhosa. Abraços.

  3. realmente falar de decoração é falar de gastronomia é falar de algo muito importanta no que dis respeito a maneira de apresentar ou receber as pessoas da melhor maneira ,,,,,,

  4. Uma messa bem arrumada é muito bom e bonito mas nosso tempo é tao corrido que só fazemos isso no natal e quando tem convidado datas especial vale dedicar…

  5. ADOREI!!!achei de ótimo valor informativo gostaria que enviassem para o meu email se possível.obrigado!

  6. Amei a arrumação das mesas e precisava de ideias pois vou completar 05 meses de namoro e queria uma ideia para um jantar romantico e realmente não sabia como arrumar os pratos e talheres obrigada a ideia foi excelente façam sempre

  7. Está realmente de parabéns quem escreveu este texto.Além das dicas serem super práticas e claras são ricas em detalhes.

  8. Adorei as formas de arrumar a mesa sem perder de vista a elegância e estilo clássico.Aprecio muito o bom gosto.Espero que continue nos ensinando.

  9. E quem ñ deixa entrar bebida alcoólica em casa, como fica a mesa? E quem Ñ COME SOBREMESA? Frescura

  10. Não sei se é necessário tantas flores na mesa , o que eu queria mesmo é ver esta mesa cheia de comidas gostosas e deliciosas, isto é mesmo muito brega

  11. Não sei ,se precisa de tantas flores na mesa,o bom mesmo é se tivesse cheia de comida , afinalmesa foi feita para colocar comida para comer.

  12. Olá Sra. Márcia Campos Bom Dia!Parabéns pelo seu trabalho “como arrumar a mesa perfeita”. Gostaria de fazer o curso, pois gosto muito deste tipo de apresentação: cozinhar, organizar e preparação de uma linda mesa de jantar.Ficarei muito grato com seu retorno.Um grande abraço.

  13. gostei muito das decorações das mesas.as informações vão me ajudar a organizar um jantar do meu aniversário em dezembro com meus amigos.

  14. Eu sou angolana, gostaria que me mandasse ideias para decoração de uma casa, que inclui quarto, cozinha a sala de jantar e de visitas, e decoração de uma mesa.Adorei esta que eu vi. o meu grande problema é a posição dos copos, agradecia que dessem uma explicação.Muito obrigada.Cumprimentos Carla Torres

  15. Eu queria salvar estas mesas posta no meu computador, porém ele não permite, gostaria que mandasse estas fotod para meu i-mail.eu quero decorar uma mesa no almoço dos dias dos pis.sou apaixonada por estas marvilhas.

  16. Excelente matéria! Desejo receber mais dessas, pois nos dão informações imprescindíveis também na arte de receber.Obrigada

  17. Eu achei a matéria por demais importante e oportuna. sou Relações Publicas, graduado na Unicap em 1996, portanto a matéria para minha profissão é por demais importane. independente da profissão que se abraçou recepcionar amigos e familiares é uma arte que deve com certeza ser aprendida por pessoas de bom gosto e educação.

  18. ola adorei as mesas mas as flores as vezes atrapalha as taças,ou até a servir,ajude-me,obrigada da sua fã REGINA

  19. Excelente parabéns por esta linda reportagem, faz bem para todos nós.A tecnologia está aí para isto.

  20. Adorei a dica tudo se ve bem lido .Aproveito para questionar sobre um curso de etiqueta emais dicss tso preciosas como esta incluindo uma lista de cardapio onde se possa servi um jantar utilizando todos esses tslheres

  21. Tudo esta muito lindo eorganizado eu gosta ria de receber um csrdapio onde se possa serbi utilizsndo todos esses talheres que foram demostrados.E tsmbem tenho perspectivas de fazer um bom curso de etiquetas poderia vocr com sua amabilidade me ind icar um com endereco.ficaria muito grata .

  22. Gostei da decoração das mesas…o que fico sempre em dúvida, é quanto aos arranjos com flores naturais ( adoro) mas me preocupo com o aroma das flores, pois pode interferir com o menu. Qual sugestão de flores bem neutras e praticamente sem perfume…o que vc recomenda? Grata

  23. ola sua dica é maravilhosa mais gostaria de uma sugestão para um jantar ou almoço que os convidados tomaram cerveja.mais eu gostaria muito de arrumar a mesa com taças. pois acho que ficará a mesa mais bela e elegante me ajuda por favor,o que usar e fazer.obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.