28/04/2005

As cores na decoração interna

Fonte: Editoria Zap

A escolha das cores na decoração de ambientes internos é algo muito pessoal. Já os efeitos que os diferentes tons causam sobre as pessoas costumam ser mais generalizados. Veja a seguir algumas orientações sobre o assunto. Não as tome como um manual de instruções, mas sim como um “conselheiro” no momento de dúvidas. As cores … Continue lendo “As cores na decoração interna”

A escolha das cores na decoração de ambientes internos é algo muito pessoal. Já os efeitos que os diferentes tons causam sobre as pessoas costumam ser mais generalizados. Veja a seguir algumas orientações sobre o assunto. Não as tome como um manual de instruções, mas sim como um “conselheiro” no momento de dúvidas.

  • As cores frias, como azul, violeta e verde, ampliam o ambiente. São aconselháveis para aqueles que desejam passar uma sensação de espaço e dimensão.
  • Cores quentes, como vermelho, amarelo e laranja, tornam o ambiente visualmente menor. Além disso, são estimulantes; sua utilização em quartos é desaconselhável, pois podem prejudicar o sono e o descanso.
  • Carnaval, só na avenida. A utilização de muitas cores “alegres” juntas pode causar confusão visual. O contraste impactante, mas com número moderado de cores, é mais bem-vindo.
  • Quanto mais escuras, mais “pesadas” são as cores. Por isso, existe a tendência de utilizar tons escuros próximos ao chão, com a finalidade de fundamentar o ambiente. A falta delas torna o cômodo visualmente opressivo, como num hospital.
  • Se estiver na dúvida, trabalhe com apenas uma cor, variando seus tons e matizes. Para quebrar a monotonia, detalhes contrastantes e mobília em cores diferentes são aconselháveis.
  • O design da mobília fica favorecido se houver contraste entre sua cor e os tons da parede.
  • Cores primárias, quando usadas em demasia, cansam a vista. Para áreas grandes, como paredes, prefira tons mais claros da mesma cor.
  • Cores complementares são importantes para dar harmonia ao ambiente. Veja qual complementa qual : Azul / Laranja ; Roxo / Amarelo; Vermelho / Verde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.