25/10/2012

Assembleia virtual ganha espaço em reuniões de condomínio

Segundo especialistas, participação pela internet tem crescido entre os condôminos, apesar dos riscos de segurança

Fonte: ZAP Imóveis

O grande desafio de todo mundo que mora em prédio é como fazer com que as pessoas sempre participem das assembleias, que costumam ser apontadas como chatas, dar brigas, e que acabam normalmente depois da meia-noite.

Para resolver este impasse, alguns condomínios recorreram à internet e já implantaram as chamadas assembleias virtuais, que permitem os condôminos participarem das reuniões de qualquer computador – desde o próprio apartamento até o local do trabalho, por exemplo.

Para implantar este novo sistema é preciso, primeiramente, alterar a convenção de condomínio, para que o modo online tenha a mesma legalidade jurídica de uma assembleia presencial.

Após isso, os temas para discussão e os votos dos participantes podem ser postados no ambiente virtual pré-definido, com o síndico sendo o moderador do encontro. Neste modelo, a convocação para a reunião é feita por email.

As assembleias presenciais ainda são necessárias para resolver os assuntos apontados como os mais importantes

Para os especialistas que atuam direta ou indiretamente com condomínios, a nova forma das assembleias facilita os debates e, consequentemente, as relações entre os moradores.

“É um fato novo, não existe expert no assunto. Porém, fugir da virtualidade é impossível nos dias atuais. Este movimento ainda é incipiente, mas já está se difundindo”, afirmou Mariângela Iamondi Machado, diretora de Associações em Loteamentos da vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi, em evento em São Paulo.

Porém, apesar de recente, a solução pela internet já contém alguns assuntos considerados polêmicos pelos especialistas do setor. A segurança é um deles.

Os profissionais recomendam que a participação do condômino na assembleia digital seja por meio da certificação digital, na qual a intenção de voto é registrada e assinada virtualmente.

O ideal é que a participação do condômino na assembleia virtual seja por meio da certificação digital

“O importante é ter um bom software, que propicie a segurança aos usuários e ajude até na sua identificação no mundo virtual”, recomendou George Takeda, 3º oficial de Registro de Imóveis da Capital e tesoureiro da Arisp (Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo).

Dependendo dos assuntos a serem debatidos, como a escolha do novo síndico ou a aprovação de contas, os especialistas orientam a não fugir da maneira presencial. Entretanto, temas como a cor nova do prédio podem ter mais flexibilidade na hora do voto.

“O ideal mesmo é uma assembleia de forma híbrida [com as duas maneiras – presencial e virtual]. Assim, você possibilita a participação de quem naturalmente não iria comparecer, e também privilegia o condômino que não quer ou não pode manifestar sua posição pelo meio digital”, analisou Luis Fernando Marin, coordenador e professor da pós-graduação em direito imobiliário da Abadi e membro da comissão de direito imobiliário da OAB do Rio de Janeiro.

11 Comentários

  1. Só quem não foi sindico apoia tal assembleia.No nosso caso o sindico é um gertor voluntário, não recebe nada.Ele deve é claro ser transparente em suas ações para isto existe a prestação de contas mensal. A assembleia presencial só para casos estremos como a eleição de um novo sindico , aumento do condomínio, ou obra vultosa extra.O resto é como se dizia coverça para boi dormir.

  2. Voceis estao de parabens esta atitude, eu ja vinha passado para condominos quando eu era sindica neste edificio todas as reunioes parece ate um lugar de lutas livres, e nunca se chega a nada, quando eu quiz fazer a implantação de individualização de agua quase apanhei……prabens pelo incentivo

  3. Realmente, a segurança digital deve ser um fator preponderante pois, sem ela, qualquer pessoa poderia votar em nome do proprietário.O debate prévio e moderado pode ajudar a reduzir as brigas e acalmar egos feridos antes de uma votação/decisão qualquer.Quanto à praticidade, é 100 % melhor que a reunião presencial.

  4. Na minha opinião, é uma opção pratica que permite obter a posição mais abrangente dos condôminos que, por motivos diversos, participam raramente das reuniões de condominio que, infelizmente, quando têm algum assunto polemico, ultrapassam limites da boa convivencia e educação… acho que essa opção poderia aumentar a participação mas por outro lado, sem o “face to face”, pode aumentar a possibilidade de comentarios exaltados e ate desnecessarios…

  5. A TECNOLOGIA CHEGOU PARA SER IMPLANTADA, VIVER NO OSTRACISMO, IGNORAR A INFORMÁTICA, NÓS ESTAMOS VIVENDO O SÉCULO 21.ALÉM DA TECNOLOGIA DE PONTA, DEVERÍAMOS TAMBÉM IMPLANTAR NOS CONDOMÍNIOS O SEGUINTE: EXIGIR QUE TODOS OS SÍNDICOS QUE FOREM ELEITOS, APRESENTEM A SUA ÚLTIMA DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA, CASO REELEITO APRESENTE A NOVA DECLARAÇÃO. SÓ, ASSIM, OS SÍNDICOS SERÃO OBRIGADOS A BAIXAR O PREÇO DOS CONDOMÍNIOS E, COM CERTEZA A ROUBALHEIRA VAI DIMINUIR.

  6. Sem dúvida que chegarão as assembléias a esse ponto, mas discordo frontalmente da opinião do Sr. vander san, no tocante à apresentação de IR para ser síndico, que não é funcionário público, e deve ser fiscalizado pelo conselho, inclusive com a responsabilização dos membros deste em caso de omissão.

  7. Como sou viciada em site de relacionamento, ñ sei como fazer para uma assembleia em online. Achei interessante, vai acabar com a pobreza de condomino que nunca podem ir a reunião. Por favor peço que me ajudem oi seja me oriente como fazer.

  8. Sou favorável a assembléia virtual. Por exemplo, na aquisição um produto qualquer para o condominio, faz-se pesquisa de mercado, seleciona o melhor preço e condição, encaminha aos demais condôminos e aguarda o retorno. Se for positivo ou negativo, encerra-se assunto, comprando ou não. Se der empate, aí parte para uma assembléia presencial. Não acho que deve se preocupar em adquirir um software, o proprio email é seguro para quem recebe e envia. Pois obviamente o resultado da assembléia virtual, será divulgado para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.