25/03/2014

Azul é a cor do ano na decoração

Saiba como abusar dos vários tons sem carregar o ambiente

Fonte: ZAP Imóveis

O azul foi eleito a cor do ano na decoração. Assim como o céu e o mar, o azul traz a sensação de tranquilidade, de paz, de liberdade, deixando o ambiente aconchegante e nobre, com o toque da natureza.

Azul é a cor do ano na decoração
Azul pode ser harmonizado com tons terrosos, madeira e branco (Fotos: Divulgação)

“Como nas roupas, por causa das estampas inspiradas nos azulejos e porcelanas portugueses, o azul volta com tudo na decoração”, afirma a arquiteta Thais Lacialamella. Segundo ela, a cor pode ser harmonizada com tons terrosos, madeira e branco, permitindo diversas combinações.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

“No quarto, utilize em cortinas lisas ou estampadas ou em roupas de cama. Na sala, utilize em almofadas, poltronas, tapete, quadro ou sofá, mas apenas um e não o conjunto”, recomenda Thais.

Azul é a cor do ano na decoração
O ideal é usar com moderação e abusar do tom sobre tom

Para o banheiro ou lavabo, a arquiteta sugere a utilização em papel de parede, pintura de parede ou em azulejos e pastilhas. “Na cozinha ou lavanderia, utilize em tampos de fórmica, granito, mármore ou produtos sintéticos. Também pode ser usado em armários, piso, azulejos ou pastilhas.”

Na opinião da arquiteta Adriana Victorelli, o ideal é usar com moderação e abusar do tom sobre tom. “Vale ter uma estampa azul numa poltrona de destaque, um tom de azul escuro no sofá e pintar uma das paredes ou um móvel com azul turquesa. Para contrapor, pode-se escolher o branco, amarelo ou roxo, que são cores que combinam e dão mais alegria ao ambiente”, sugere.

Azul é a cor do ano na decoração
No quarto, o azul vai bem nas cortinas e na roupa de cama

A arquiteta Luciana Corrêa prefere o uso da cor do ano em combinações clássicas com o branco, bege ou cinza ou ainda mais ousadas, com toques de amarelo, rosa ou vermelho.

Azul é a cor do ano na decoração
Na cozinha, utilize em tampos de fórmica, granito, mármore ou produtos sintéticos

“O fato é que o azul é uma cor fácil de combinar, traz tranquilidade visual ao ambiente. Pode ser usado em todos os cômodos da casa, seja como cor predominante ou como destaque em uma peça principal, como uma cômoda ou poltrona. Quem tem medo de errar pode apostar em pequenos objetos de decoração e almofadas, dosando a decoração”, diz Luciana.

A arquiteta Andréia Carla Médice usou o azul no projeto de uma sala de 33,8 metros quadrados. A decisão pela cor ocorreu porque o ponto inicial deste ambiente foi a poltrona de tecido liso azul fosco comprada pela cliente especificamente para este espaço.

A partir da poltrona, Andréia desenhou uma bela estante com curvas sinuosas em laca azul turquesa e nichos em laca branca, mesmo material do extenso móvel inferior e do painel de TV, que recobre toda a parede. Esta peça tem uma iluminação especial fornecida por dois rasgos de iluminação do forro de gesso.

Azul é a cor do ano na decoração
No banheiro ou lavabo, utilize em papel de parede, pintura de parede ou em azulejos e pastilhas

“É importante saber compor com harmonia, não só nas paredes, mas também nos objetos, quadros e almofadas”, avalia Andréia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.