16/07/2015

Azulejo de plástico é alternativa para mudar a decoração

Saiba o que é, como aplicar e onde usar essa opção de revestimento 

Fonte: Revista do ZAP

Saiba o que é, como aplicar e onde usar o azulejo de plástico na decoração

O azulejo de plástico é um revestimento para paredes feito de polipropileno, com espessura de 3,5 mm, que pode substituir o azulejo tradicional e transformar todo o ambiente. Leve, resistente, impermeável, isolante térmico e elétrico, ele não propaga chamas.

Azulejo de plástico pode ser aplicado em casa, sem ajuda de um profissional (Fotos: Divulgação)
Azulejo de plástico pode ser aplicado em casa, sem ajuda de um profissional (Fotos: Divulgação)

Segundo Solange Mello, do Duo Design Studio, fabricante do produto, sua limpeza é fácil e o azulejo não requer manutenção, podendo ser aplicado em qualquer superfície lisa que possua aderência a cola. De fácil colocação, pode ser cortado com um simples estilete.

“Entre as muitas diferenças entre o azulejo plástico e o adesivo para azulejo podemos citar a textura e o volume, características que influem diretamente no visual”, diz Solange.

Ela explica que o produto pode ser aplicado em todos os ambientes, como um azulejo decorativo, formando um painel em uma das paredes. Ele pode ser colado inclusive sobre azulejos cerâmicos. Entre as características técnicas apresentadas pelo produto estão o fato de ser atóxico (bom para ser usado em creches, clínicas e consultórios), não produzir fumaça tóxica e ser reciclável.

Azulejo de plástico pode ser colocado em qualquer ambiente
Azulejo de plástico pode ser colocado em qualquer ambiente

“O azulejo plástico é uma invenção de nossa empresa, patenteado por nós, só nós fabricamos e comercializamos”, alerta.

Na opinião do arquiteto Carlos Roberto Holz, o azulejo plástico é um produto de fácil instalação. “Se a pessoa tiver alguma habilidade e, principalmente, paciência, ela mesma pode fazer a instalação”, diz.

Apesar de poder ser usado em diversas áreas, ele não aconselha o uso perto de onde tenha fogo. “Pode até usar na cozinha, mas não próximo ao fogão”, diz.

O fabricante não recomenda a instalação do produto em áreas com incidência de sol ou próximas a fogões e aquecedores.“Mas já usei em varanda gourmet e em salão de festas e ficou ótimo”, lembra o arquiteto.

Para a instalação é usada uma cola específica e é preciso cortar o plástico, que deve ser bem alinhado. O processo é rápido e não há sujeira nem barulho, o que é muito bom, já que muitas vezes o cliente não está disponível no horário permitido para a obra. “É parecido com um papel de parede e com valores também parecidos com os de papéis de preço mediano.”

Holz acredita que essa será uma tendência para o futuro, assim como já está ocorrendo com o papel de parede. “Antes havia muito preconceito com papel de parede e hoje todo mundo usa”, finaliza.

 

+ Veja dicas para transformar azulejos velhos com pintura ou adesivos

+ Conheça 10 revestimentos que facilitam a limpeza da casa

+ Saiba usar pastilhas além do banheiro e da cozinha

+ Renove o visual da sua cozinha gastando 10 X R$ 75. Assista ao vídeo

+ Faça você mesmo uma mini-horta com latas de alumínio

+ Organize seu banheiro gastando pouco. Assista ao vídeo

+ Inspire-se com pallets de madeira e crie móveis originais

+ Saiba aproveitar retalhos de tecido na decoração da casa

 

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.