08/05/2017

Azulejo português traz tradição e estilo na decoração

Tendência leva cultura portuguesa para sua casa. Inspire-se

Fonte: ZAP em Casa

Apesar de ter origem árabe, o azulejo português, como o próprio nome sugere, é considerado uma das produções mais originais da cultura portuguesa. A peça com característica marcante e artística está em alta e remete além de tradição, harmonia para o ambiente.

+Baixe o App de Faça Você Mesmo do ZAP em Casa

+ Siga nosso perfil no Pinterest

Tem para todos os gostos: de textura fosca ou envernizada, formas florais, geométricas, arabescos e alguns apresentam até mesmo cenas pintadas. Podem ser encontrados em diversas cores, sendo as mais tradicionais azul e branco, inspiradas na louça chinesa.

azulejo português na decoração
A peça com característica marcante e artística está em alta e remete além de tradição, harmonia para o ambiente (Foto: Reprodução/Pinterest)

Seu uso acontece em ambientes sujeitos à umidade, delimitando áreas especificas como cozinhas, terraços gourmet e até mesmo revestimentos em banheiros.

O especialista, William Almeida da Wg Almeida Design de Interiores, orienta: “O ponto mais importante é o cliente gostar da proposta do azulejo português, da assimetria dos desenhos em sua maioria, e se identificar com um dos estilos: colorido, monocromático ou tons pasteis. Quando bem trabalhado eles decoram qualquer ambiente”.

azulejo português na decoração
Seu uso acontece em ambientes sujeitos à umidade, delimitando áreas especificas como cozinhas, terraços gourmet e até mesmo revestimentos em banheiros (Foto: Reprodução/Pinterest)

O azulejo português é capaz de transformar e trazer personalidade na decoração, mas não precisa ser utilizado somente na forma de azulejo. Atualmente, diversos arquitetos e decoradores têm utilizado a estampa por meio de objetos como móveis, estofados, almofadas, louças, quadros, papéis de parede e toalhas.

azulejo português na decoração
O azulejo português é capaz de transformar e trazer personalidade na decoração (Foto: Reprodução/Pinterest)

Para quem deseja inovar, sem gastar muito, uma boa alternativa são os papéis de parede com estampas que reproduzem o azulejo português. Segundo a arquiteta Bruna Zendron, os adesivos podem ser aplicados até mesmo em cima de revestimentos já existentes. “Hoje, eles são comercializados em diversas dimensões e composições. Além disso, podem ser aplicados facilmente. Se você quiser mudar para uma nova composição, não é necessário fazer uma obra, apenas retirar o adesivo aplicado e colocar um novo no lugar.”

azulejo português na decoração
Para quem deseja inovar, sem gastar muito, uma boa alternativa são os papéis de parede com estampas que reproduzem o azulejo português (Foto: Reprodução/Pinterest)
azulejo português na decoração
Atualmente, diversos arquitetos e decoradores têm utilizado a estampa por meio de objetos como móveis, estofados, almofadas, louças, quadros, papéis de parede e toalhas (Foto: Reprodução/Pinterest)

+ Veja qual estilo de decoração que foi moda no passado combina com você

+ Tapete na parede é sinônimo de decoração autêntica e moderna

+ Tudo o que você precisa saber sobre móveis rústicos

+ Tendência: confira inspirações de paredes geométricas

+ Confira inspirações de banheiros coloridos

4 Comentários

  1. Tenho um apartamento gostria de decor devo esta apanhando a cheve no proximo mes maio por essa razao que eu pretendo fazer de decoracao com papel de parede na co zinha na sala

  2. Olá tenho uma sala com paredes e teto Branco ,tenho um quadro na parede que a moldura também é branca,o.visual do quadro é uma o dia de Angra.ceu e mar azul, a mata e areiA.Gostaria de colocar papel de parede ,nesta parte que tá o quadro…Queriala uma ideia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.