21/08/2015

Azulejos: trocar, aplicar novos sobre antigos ou pintar?

A pintura de azulejo é uma alternativa prática para quem não quer fazer reforma

Fonte: Revista do ZAP

Diversos revestimentos podem ser aplicados sobre as paredes antigas, mas é preciso ter atenção aos detalhes para evitar futuras dores de cabeça

Quando chega o momento de mudar o visual dos azulejos do banheiro ou da cozinha é necessário avaliar qual a opção mais viável para realizar a nova decoração: a pintura de azulejos, a colocação de novos sobre antigos ou o início de uma reforma para troca de todas as peças?

Troca de azulejo
Trocar os azulejos leva ao menos uma semana (Foto: Shutterstock)

 

+ Veja dicas para planejar a iluminação do jardim da sua casa

+ Diminua o impacto ambiental da construção em 3 passos

Trocar os azulejos leva ao menos uma semana e ainda requer gastos com mão de obra e tempo para administrar o transtorno com a interdição do ambiente.

Para uma reforma mais rápida e econômica, uma alternativa é a pintura de azulejos. No banheiro, porém, a pintura deve ficar restrita à área externa do box, por causa da umidade“. Sendo assim, orienta-se pela troca dos azulejos no box.

A pintura na parte externa pode ser feita com tinta epóxi, que possui boa aderência. O trabalho leva em torno de dois dias, dependendo do tamanho da superfície, e tem ainda a vantagem de fazer menos sujeira que outros métodos.

azulejo banheiro
A pintura de azulejos no banheiro deve ficar restrita à área externa do box, por causa da umidade“ (Fotos: Shutterstock)

A cozinha apresenta mais opções de revestimentos, como lâminas de vidro, chapas de aço inox e paineis de fórmica TS. Estes materiais resistem à umidade e à constante limpeza com produtos abrasivos.

É possível instalá-los sobre pias, por exemplo. Para a área acima do fogão, que tem uma exposição constante a altas temperaturas, vapores e restos de alimentos, é indicado vidro temperado ou inox, – embora o fator custo, neste caso, talvez não compense.

O vidro também requer que os azulejos estejam muito bem aderidos à parede. “O mais em conta nesse caso é o azulejo pintado, material que é orçado na mesma faixa de preço da colocação.

Azulejo sobre azulejo

É necessário ter cuidado ao considerar a colocação de azulejos sobre azulejos, pois envolve uma série de variáveis que devem ser observadas antes de se executar a reforma: a profundidade da parede, as guarnições e caixas de luz, entre outros detalhes.

Estes itens “precisam ser avaliados por um profissional no local, para evitar que futuros problemas não acabem encarecendo a obra”. Além disso, “é perigoso que os azulejos se soltem com o tempo” por conta de estufamento ou outros transtornos relacionados à vida útil do material. O custo da mão de obra para a colocação também deve ser levado em consideração.

Há ainda uma alternativa que tem se tornado tendência na decoração, que é prática e possui custo semelhante aos papéis de parede de preço mediano. Trata-se de azulejos de plástico que podem ser aplicados sobre os revestimentos antigos e fixados com cola de silicone. As placas têm 3,5 mm de espessura e é possível montar o próprio painel, com diferentes possibilidades de desenhos.

azulejo-de-plastico
Azulejo de plástico é leve, impermeável e resistente (Foto: Divulgação – Duo Design Studio)

O fabricante não recomenda a instalação do produto em áreas com incidência de sol ou próximas a fogões e aquecedores. O processo de colocação é rápido e sem sujeira.

 

+ Veja 11 maneiras de mudar a cara da sua parede

+ Saiba quais os pisos ideais para sua garagem

+ Veja 10 dicas para transformar o seu quintal

+ Faça você mesmo a decoração do lavabo. Assista ao vídeo

+ Apartamentos pequenos exigem truques de decoração

+ Confira 15 dicas práticas para organizar a lavanderia

+ Mofo e bolor: Como prevenir estes problemas em casa?

+ Veja 13 dicas para usar a pasta de dente na limpeza

+ Veja dicas de como organizar banheiros pequenos

+ Conheça 10 truques que facilitam a limpeza da casa

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

12 Comentários

  1. Olá, Jorge! Seu e-mail será incluído no nosso mailing. Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa

  2. Olá, Solange! Seu e-mail será incluído no nosso mailing. Continue acompanhando o #ZapemCasa! Todo dia uma dica especial para você. Confira: http://bit.ly/ZapemCasa

  3. Olá, Elena! Tudo bom? Para ter um projeto mais adequado e personalizado, o ideal é ter a ajuda de um profissional! Continue acompanhando as novidades aqui na revista. 😉

  4. Tenho uma cozinha que vai virar sala. Posso pintar as paredes de azulejo ou tenho que arrancar os azulejos? E como devo fazer isto caso deva pintar?

  5. Olá, Waldir! Tudo bom? Para ter um projeto mais adequado e personalizado, o ideal é ter a ajuda de um profissional! Continue acompanhando as novidades aqui na revista. 😉

  6. Olá, gostaria de saber o que fazer com um piso branco na cozinha que está ficando horrível. Poderia pintá-lo? Como? Existe um jeito de transformá-lo sem reforma?
    Grata,
    Edna A Caruana

  7. Olá, Edna! Como está? Além das nossas dicas, sugerimos que você procure um profissional que consiga avaliar sua situação com a atenção devida e possa executar um projeto mais adequado e personalizado. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.