17/04/2007

Banco Nossa Caixa vai financiar Programa Habitacional de Integração (PHAI)

Fonte: Editoria Zap

Banco Nossa Caixa vai financiar Programa Habitacional de Integração (PHAI)

O Banco Nossa Caixa firmou parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Habitação e Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), com o objetivo de viabilizar a aquisição de casa própria por parte de servidores estaduais que atendam às características definidas pelo Programa Habitacional de Integração (PHAI), anunciado, nesta quinta-feira, 12 de abril, pelo governador José Serra no lançamento do projeto-piloto “Sacomã”, zona Sul da capital paulista.

“Esta operação obedece às mesmas regras observadas pelo banco em suas operações da carteira de crédito imobiliário”, afirma Milton Luiz de Melo Santos, presidente do Banco Nossa Caixa. “É uma operação de crédito que atende a todos os princípios da boa técnica bancária e, é importante frisar, tem a rentabilidade garantida pela equalização das taxas por parte do governo estadual”.

O tomador final do empréstimo pagará juros de 6% ao ano e a diferença entre essa taxa e a praticada pelo Banco Nossa Caixa será equalizada pelo Governo de São Paulo por meio da CDHU, vinculada à Secretaria de Habitação. No mais, o PHAI é semelhante à linha de crédito imobiliário já disponível aos funcionários públicos paulistas: o financiamento pode ser de até 100% do valor do imóvel; têm prazo de até 20 anos; prestações fixas e desconto das parcelas mensais em folha de pagamento.

A Nossa Caixa atuará como agente financeiro do PHAI; fará a avaliação e a análise jurídica do imóvel; a análise de crédito dos candidatos a financiamento; a contratação das operações; a liberação dos  recursos e cobrança do financiamento. Está, portanto, encarregada da gestão de recursos e da carteira de financiamentos do programa.

“A participação da Nossa Caixa no PHAI visa melhorar a gestão dos recursos públicos, uma vez que a instituição tem expertise na gestão de crédito”, afirma Milton Luiz. A partir da demanda verificada no projeto-piloto “Sacomã”, a Nossa Caixa criará linhas de crédito para iniciativas semelhantes. As condições e regras estabelecidas, nesses casos, serão desenhadas sob medida para cada empreendimento capitaneado pela CDHU, órgão competente para definir critérios, perfil dos servidores beneficiados e locais de construção de moradias.

O projeto piloto do PHAI se dará por meio da parceria entre a Nossa Caixa e as Secretarias Estaduais de Habitação e de Gestão Pública do Estado e tem por objetivo possibilitar aos servidores estaduais a compra de moradias próximas ao local de trabalho.

Projeto piloto 

O “Sacomã”, projeto-piloto do PHAI, conjunto residencial construído pela CDHU no bairro de mesmo nome, destina-se aos servidores estaduais da ativa, que prioritariamente trabalham na região e arredores e tem por objetivo aproximar a moradia dos servidores de seus locais de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.