04/01/2008

Bancos operam com FGTS e beneficiam comprador

Fonte: Jornal da Tarde

Reivindicação antiga do setor imobiliário, a desconcentração de operações dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) das mãos da Caixa Econômica Federal e Nossa Caixa deve provocar uma saudável concorrência no mercado de crédito que impulsionará mais o segmento de moradia popular com empréstimos a juros reduzidos.

O Itaú foi o primeiro banco privado a anunciar, ainda em dezembro passado, que atuará com financiamento de imóveis com recursos do FGTS. Agora, é possível obter um empréstimo junto à instituição para financiar a compra de imóveis novos ou usados avaliados em até R$120 mil, com taxa de juros entre 7,93% e 8,47% ao ano mais Taxa Referencial (TR).

Segundo o presidente do Sindicato da Habitação de São Paulo
(Secovi-SP), João Crestana, o início das operações do Itaú permite que mais famílias tenham acesso ao financiamento imobiliário com parcelas ajustadas à capacidade de pagamento de cada uma. “Esse modelo concentrado na Caixa havia se esgotado. A entrada de novos bancos vai gerar uma concorrência saudável e tornar mais ágil a aplicação dos recursos do fundo”, afirma.

Além do Itaú, outros grandes bancos privados também estudam passar a operar com recursos do FGTS, entre eles Bradesco, Santander e Real. Este último, inclusive, anuncia entrar ainda no primeiro trimestre, com juros entre 5,5%
a 8,66% ao ano mais TR.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.