27/08/2019

Benefícios do corretor de imóveis durante a compra ou locação

Profissional tem conhecimento de legislação, experiência para avaliar imóveis e se responsabiliza pelo negócio

Fonte: ZAP em Casa

Se você quer vender ou comprar um imóvel, sabe que os sites e aplicativos especializados ajudam muito nessa tarefa. Hoje todos os detalhes podem ser colocados na internet, como fotos, localização e até metragem dos ambientes. Mas na hora fechar negócio, conta a especialização do corretor de imóveis. Com ajuda do presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ), Manoel da Silveira Maia, separamos 5 benefícios do corretor de imóveis durante a compra ou locação.

1 – Documentação

Para se tornar um profissional do mercado imobiliário e ter registro no Creci de seu estado, o interessado deve ter título de Técnico em Transações Imobiliárias ou curso superior de Ciências Imobiliárias/Gestão de Negócios Imobiliários. “Trata-se de uma pessoa com conhecimento sobre documentação imobiliária, que poderá desfazer qualquer conflito, mostrar o que é correto e aconselhar sobre a necessidade de alteração de algum ponto”, explica Maia.

benefícios do corretor de imóveis
Os corretores de imóveis auxiliam do início ao fim e garantem uma ótima experiência de compra ou locação (Foto: Shutterstock)

2 – Segurança

A profissão de corretor de imóveis é regulamentada pela Lei Federal 6.530 de 1978. Ou seja, o corretor tem função pública, registro no conselho da categoria e assume responsabilidades formais com os clientes. Pode, inclusive, ser punido ou excluído do Creci, caso não assessore corretamente durante a compra ou venda. Por isso, a segurança é muito maior.

3 – Experiência

O corretor conhece bem a área e, geralmente, já tem uma carteira de clientes com quem se comunica. Isso facilita na hora de achar um imóvel pronto para a venda ou se conectar com possíveis interessados no seu apartamento. Além disso, vai disponibilizar o tempo dele (e economizar o seu) para fechar o negócio. Via de regra, o profissional é neutro, o que ajuda na transação.

benefícios do corretor de imóveis
(Foto: Shutterstock)

4 – Legislação

“É garantia absoluta de fazer negócio da forma como deve ser realizado, proporcionando segurança jurídica aos envolvidos”, pontua o presidente do Creci-RJ. Ele tem razão. Atualmente, para qualquer tipo de serviço é importante contar com quem tem real conhecimento da área. No caso de imóveis, em que os valores são maiores, o cuidado deve ser redobrado. A pessoa que descumpre normais legais pode ser futuramente acionada na Justiça por perdas e danos.

5 – Avaliação

Não tem ideia do que levar em conta para saber quanto vale o imóvel? Chame um corretor! Ele está legalmente autorizado a avaliar imóveis, seguindo critérios objetivos e sem causar prejuízo para as duas partes. Lembre-se que essa compra/venda envolve grandes quantias e nada melhor do que contratar quem está acostumado com isso.

Com todos os benefícios do corretor de imóveis mencionados acima fica fácil entender a importância desse profissional.

+ Veja como funciona o cálculo para definir o valor do aluguel de um imóvel.

+ Visite o portal do especialista e encontre o seu imóvel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.