26/09/2012

Biblioteca do Casarão na Mostra Casa Nova 2012, em Florianópolis, reunirá arte, literatura e música

Biblioteca do Casarão na Mostra Casa Nova 2012, em Florianópolis, reunirá arte, literatura e música

Fonte: Revista do ZAP

Campanha promoverá a arrecadação de livros para compor a estante do ambiente, que ficará como legado para a comunidade

O local da Mostra Casa Nova 2012, mais do que privilegiado, é instigante. Somado à temática desta edição, Casa Nova em 7 notas, o evento tem despertado a criatividade entre os arquitetos, que sentem-se motivados tanto pelo fato da exposição ser abrigada dentro de uma estrutura histórica — o prédio da Escola Silveira de Souza — quanto pelo apelo social de deixar ambientes para uso posterior à realização da Mostra.

Ricardo Wolffenbüttel / Agência RBSFalta pouco para a abertura da Mostra Casa Nova 2012, que este ano ocupará a edificação histórica da Escola Silveira de Souza, em Florianópolis

A arquiteta Juliana Pippi partiu de uma avaliação própria para criar a Biblioteca do Casarão. Numa área de 55 metros quadrados, o ambiente deverá reunir um acervo literário, artístico e musical, onde os visitantes encontrarão literatura, obras de arte — segundo ela, haverá uma wall gallery com obras de artistas catarinenses, xilogravuras, fotos — , além de peças de design.

“Busco um projeto de interior limpo, com espaços para abrigar o fluxo de informação e interação. Um projeto simétrico que divide-se em duas sensações: um lounge que configura a sala de leitura, com tom mais introspectivo”, diz a arquiteta.

Para compor a estante da biblioteca será lançada uma campanha de arrecadação de livros, onde as pessoas poderão colaborar fazendo a doação de livros de arte, literatura e música. (Em breve, os locais para a doação serão divulgados)

Juliana chegou a pesquisar referências de bibliotecas Brasil afora, mas a questão da conectividade contemporânea fez com que ela seguisse outro caminho e questionasse a necessidade de um lugar para que a informação seja conectada. Amplia o conceito de acervo literário e absorve as literaturas visuais — fotografias, imagens, design — que sugerem formas, interpretações e leituras de mundo.

“O projeto é bem definido e alinhado ao comprometimento com o uso após a mostra. Por isso, dediquei-me à ideia de uso, de acolhimento do corpo e expansão da mente. Essa é a marca que pretendo deixar para as crianças e comunidade que, espero, usufruam do ambiente por muito tempo.”

Serviço: Mostra Casa Nova 2012
Local: Escola Silveira de Souza, Rua Alves de Brito, Centro de Florianópolis
Quando: de 6 de outubro a 11 de novembro

Leia mais:
>> Mostra Casa Nova 2012 em Florianópolis será num casarão histórico tombado pelo município
>> Jardins criados para esta edição da Mostra Casa Nova 2012 ficarão como legado

Tags: eventos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.