
Curitiba, cidade conhecida por seu modelo de planejamento urbano, recebe, a partir do dia 14 de setembro, a Bienal Brasileira de Design 2010, organizada pelo Centro de Design Paraná e pela Federação das Indústrias do Estado (Fiep), por meio do Centro Internacional de Inovação (C2i). O evento pretende discutir a cultura do design no Brasil, com foco na indústria: como projetar, produzir e consumir bens, satisfazendo as demandas do mundo atual, sem comprometer o futuro do planeta. O tema desse ano será “Design, Inovação e Sustentabilidade” e a curadoria geral é de Adélia Borges.
“Procuramos dar ênfase aos produtos que fazem parte do cotidiano, mostrando que o design e a sustentabilidade são para todos. A proposta é desmistificar essa temática levando o evento até o as pessoas”, garante Letícia Castro Gaziri, diretora de Projetos do Centro de Design Paraná.
Neste ano, a Bienal aposta num evento descentralizado, que acontece em diversos pontos da cidade – tanto em espaços institucionalizados, como museus e universidades, quanto em locais públicos com alta circulação de pessoas, como os parques. Na programação há mostras, seminários, fóruns, workshops, ações educativas, interativas e culturais.
Na mostra principal, que leva o nome do evento, será apresentado um panorama da produção recente do design brasileiro, tendo como eixos condutores a inovação e a sustentabilidade. Cerca de 200 projetos de design de serviços, design gráfico e de embalagens estarão presentes. Adélia selecionou trabalhos de profissionais de diferentes partes do país para mostrar as peculiaridades da produção de cada estado brasileiro. Já a exposição “Novíssimos” apresenta projetos de estudantes indicados por professores universitários de todo o Brasil. E conta com móveis, luminárias, jóias, utensílios domésticos, máquinas, biblioteca itinerante, sanitário e instrumentos de trabalho.

Outra mostra que merece atenção é a “Primórdios de uma ideia”, que recupera a história das primeiras bienais de design realizadas no Brasil. No Rio de Janeiro, foram três edições da Bienal Internacional de Design, em 1968, 70 e 72, organizadas pelo Instituto de Desenho Industrial (IDI). Elas ocuparam o belíssimo prédio do Museu de Arte Moderna, então recém inaugurado, e evidenciaram didaticamente as potencialidades do design num país em desenvolvimento.
O evento acontece até o dia 31 de outubro. Durante o evento, 24 palestrantes de diversos países se reunirão em Curitiba para esse debate. A participação poderá ser ampliada por cerca de 500 mil internautas através do acesso a exposições virtuais e poderão eleger o produto-destaque da Bienal 2010. Para sediar o evento, Curitiba passou pelo Comitê de Orientação Estratégica da Bienal Brasileira de Design (Coeb), que reúne órgãos públicos, entidades privadas e instituições do terceiro setor.
+ Veja casas para alugar em Curitiba
LEIA MAIS:
Pedras naturais ganham destaque nos projetos de arquitetura
Estudantes apresentam sala reformada com menos de mil reais
Para objetos à vista e ao alcance das mãos, com muito estilo