16/08/2010

Blogueiras dão dicas sobre decoração

Fonte: O Globo

Mesmo sem experiência em decoração, elas dão ótimas ideias e fazem sucesso na web

Imagem do post Casa Colorida do blog Decoeuração
Imagem do post Casa Colorida do blog Decoeuração

Nem só de médico e louco, mas também de decorador, todo mundo tem um pouco. E, na vida moderna, onde montar um blog já virou mania – tem até Dia do Blog, no próximo 31! -, os não diplomados na área de decoração acharam um bom lugar para compartilhar seus palpites sobre o assunto. E não é que é possível encontrar ótimas sugestões?

A maioria dos blogueiros mostra, na rede, ideias bacanas que coleciona por onde passa – casas de amigos, exposições e até mesmo pesquisas na própria internet. É possível encontrar dicas para decorar a casa com orçamento enxuto, de “faça você mesmo” e muitas fotos de ambientes para se inspirar.

No caso da carioca Vivianne Pontes, tudo começou com um caderninho: ela precisava organizar as ideias de decoração para o apartamento que planejava comprar. E, segundo a blogueira, seriam necessárias muitas ideias pra compensar o pouco dinheiro para investir na nova casa. Então, Vivianne começou a recortar revistas e imprimir fotos de sites. Como gastava muita tinta de impressora, decidiu fazer o caminho inverso: o que tinha em papel, ela escaneava, e assim criou seu blog, o Decoração (www.decoeuracao.com), como um caderninho virtual.

Farmacêutica de formação e trabalhando atualmente como secretária executiva, Vivianne tomou gosto pela coisa e hoje cursa design de interiores. De 2007, quando o blog foi criado, para cá, os leitores se multiplicaram: já são seis mil seguidores.

“Tento mesclar posts de imagens com outros com reflexões sobre tendências, gosto etc. Acho importante refletir sobre nossas escolhas, senão a decoração vira só cenário.”

Outra carioca, a estudante Carol Fonseca tem uma história parecida: ela criou o Casa de Nós 2 casadenos2.blogspot.com  em outubro do ano passado, quando, ao mesmo tempo, saiu da casa dos pais para morar com o noivo e decidiu que queria estudar design de interiores.

“Procuro ao máximo postar minhas próprias fotos. Quando uso fotografias de sites de décor, faço uma boa pesquisa antes, buscando coisas realmente diferentes. Os posts que fazem mais sucesso são os que trazem dicas financeiramente acessíveis e fáceis de executar. E, claro, posts com sorteio: recentemente, a L”Affiche Moderne (loja on-line de arte gráfica), num investimento de divulgação, cedeu um de seus pôsteres. Os leitores adoraram, ficaram encantados.”

Criado em janeiro deste ano, o Oh! So Jolly! www.ohsojolly.com , da paulistana Gislane Lima, de 26 anos, que mora na Bélgica, também nasceu a partir da reforma de seu apartamento. Sua intenção foi catalogar todas as coisas que a inspiravam na decoração de sua casa. Foi outra que decidiu transformar o hobby em profissão: Gislane, que no Brasil estudava ciências da computação, acaba de ingressar num curso de design a distância de uma escola londrina.

“Gosto muito de postar artigos de “faça você mesmo” ou imagens que podem ser impressas pelos leitores e usadas em suas casas. Mas o post que fez mais sucesso foi o “antes e depois” da cozinha da minha casa. Apesar das fotos terem sido tiradas sem produção alguma, foram muito comentadas, o que me deixou muito feliz. Muita gente perguntava sobre os materiais usados e pedia dicas de planejamento de cozinhas”, conta ela.

O Living Gazette livinggazette.com/blog  é, digamos, o “irmão caçula” do blog de moda Fashion Gazette, ambos criados pela publicitária Bárbara Resende, de São José dos Campos (SP): o de decoração nasceu em abril último, mas já registra uma média de 700 acessos/dia. É claro que já teve picos, chegando a duas mil visitas num só dia, como quando Bárbara postou fotos do apartamento de Carrie, a personagem de Sarah Jessica Parker da série “Sex and the City”.

“Também fizeram sucessos dois posts que foram sugestões de leitores, um sobre escritórios e outro sobre penteadeiras. Meu objetivo é mostrar espaços estilosos, sejam eles sofisticados ou não, mas que tenham um toque da personalidade ou boas sacadas de quem mora ou trabalha naquele lugar. Espero em breve que todo o conteúdo do Living Gazette seja ilustrado apenas com fotos exclusivas, minhas”, ressalta Bárbara.

LEIA MAIS:

Blogs dão dicas bacanas de como mudar ambientes da casa com estilo

Prepare sua casa para o bicho de estimação

Confira as soluções usadas para dividir os cômodos

2 Comentários

  1. Abencoado seja quem tira um pouco do seu tempo para tornar o dia a dia dos outros mais bonito, seja porque motivo for.Muito obrigada.Bem haja.

  2. Adorei esse artigo!Primeiro por que sou uma “recém nascida” na Blogosfera, e segundo porque fiz design de interior. Apesar ser combatido nos cursos os “faça você mesmo”, já que estaria desqualificando os profissionais da área, eu acredito muito nas parcerias e no enriquecimento das atuações. Há espaço para todos, e aliar técnica com interesse espontâneo e bom gosto , é bem melhor!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.