23/03/2017

Boho chic: da moda para a decoração

Saiba como decorar o quarto com este estilo cheio de personalidade

Fonte: ZAP em Casa

O boho ou bohemian chic, que é basicamente o boêmio contemporâneo, na verdade nasceu da fusão entre culturas ocidentais e orientais e do mix entre referências étnicas, hippies e punks combinadas com os estilos romântico, country e vintage. Tudo isso a princípio pode até parecer confuso, mas é justamente dessa “confusão organizada” que ele é feito e por isso passou de tendência para estilo definitivo, tanto na moda quanto na decoração.

+ Faça seu cadastro no ZAP em Casa e fique por dentro das últimas de decoração

+ Quer vender seu imóvel mais rápido? Saiba como

O boho é um estilo cheio de atitude, que requer ousadia na hora de ser incorporado na decoração do quarto. Segundo a arquiteta Vanessa Chieregato, ele pode ser identificado por meio da mistura de cores e estampas, “tudo com muita criatividade e personalidade”, aconselha.

Quarto com decoração boho
O boho ou bohemian chic, que é basicamente o boêmio contemporâneo, na verdade nasceu da fusão entre culturas ocidentais e orientais (Foto: Reprodução/Bedrooms)

O melhor é que se você gosta do visual boho e quer incorporá-lo no seu quarto, não há com o que se preocupar, afinal, a palavra de ordem aqui é ‘liberdade’, conforme explicam as arquitetas Mayara Clá e Natasha Haddad, da MN Arquitetura, “a liberdade de misturar e brincar com estilos é o que define o boho. O uso de cores fortes é ideal, dentre elas o dourado, caramelo, mostarda, verde, marrom, roxo, vermelho e laranja, em todas as suas tonalidades, misturando com tecidos estampados”.

Quarto com decoração boho
O boho é um estilo cheio de atitude, que requer ousadia na hora de ser incorporado na decoração do quarto (Foto: Reprodução/House Decor)

De acordo com esse princípio, as chances de errar na decor são muito baixas, mas se ainda assim você não quer que o excesso de estampas e cores deixe o ambiente com aspecto de bagunçado ao invés de decorado, você pode seguir uma outra dica das profissionais da MN Arquitetura, que é “usar a base neutra e aí utilizar cores, estampas e materiais do estilo, deixando o ambiente harmônico”.

Quarto com decoração boho
O melhor é que se você gosta do visual boho e quer incorporá-lo no seu quarto, não há com o que se preocupar, afinal, a palavra de ordem aqui é ‘liberdade’ (Foto: Reprodução/Citoo)

Com o quarto como foco, a cama se torna o principal destaque da decoração, já que com o estilo boho é possível abusar de roupas de cama ricas em cores, estampas e texturas, além de almofadas e travesseiros. Vanessa Chieregato ainda levanta a opção das mantas e explica que é possível utilizá-las de forma alternativa: “o boho faz uso delas nas paredes em tecidos mais finos, muitas vezes até fazendo conotação ao papel de parede, mas em forma de tecido”.

Quarto com decoração boho
Com o quarto como foco, a cama se torna o principal destaque da decoração (Foto:Reprodução/Hsfenergy)

Quanto ao estilo dos móveis, a arquiteta diz que a grande aposta está no uso da madeira natural e aconselha pontos como cabeceiras, criados-mudos e penteadeiras para aplicar o material. Já nas paredes, você pode investir em cores fortes, remetendo ao estilo hippie dos anos 70, é o que indicam Mayara Clá e Natasha Haddad.

Vale ressaltar que no caso do boho a velha máxima de que “menos é mais” não é válida. Um leve exagero, se planejado, é bem-vindo, pois o estilo tem esse visual quase desorganizado, que para conseguir é só deixar a criatividade fluir.

Não existem muitas regras na hora de fazer uma decor boho no quarto. Tudo o que você precisa é estar disposto a ousar e encontrar a melhor forma de imprimir a sua personalidade no ambiente, porque esse é um estilo carregado de individualidade. “É um estilo de decoração sensitiva, no qual os seus sentidos vão falar mais alto que sua razão ou qualquer padrão”, define Vanessa Chieregato.

Confira algumas inspirações de quartos com decoração boho:

Quarto com decoração boho
Quanto ao estilo dos móveis,a grande aposta está no uso da madeira natural e aconselha pontos como cabeceiras, criados-mudos e penteadeiras (Foto: Reprodução/Pinterest)
Quarto com decoração boho
Vale ressaltar que no caso do boho a velha máxima de que “menos é mais” não é válida (Foto: Reprodução/Pinterest)
Quarto com decoração boho
Já nas paredes, você pode investir em cores fortes, remetendo ao estilo hippie dos anos 70 (Foto: Reprodução/Pinterest)
Quarto com decoração boho
Não existem muitas regras na hora de fazer uma decor boho no quarto. Tudo o que você precisa é estar disposto a ousar (Foto: Reprodução/Pinterest)
Quarto com decoração boho
É possível abusar de roupas de cama ricas em cores, estampas e texturas, além de almofadas e travesseiros (Foto: Reprodução/Pinterest)

+ Greenery: saiba como usar a cor Pantone de 2017

+ Aprenda a usar cobre na decoração

+ Em alta! Veja como usar pompons na decoração

+ Utilize técnicas de grafite para decorar a casa

+ Inspiração! Confira ambientes com decoração rústica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.