28/02/2007

Bom momento para investir em imóveis

Fonte: Editoria Zap

Saiba avaliar as oportunidades e confira os cuidados que devem ser tomados

Investir em imóvel, seja para moradia própria ou para aluguel, sempre foi considerado um bom negócio, isto porque, enquanto as aplicações financeiras estão sempre vulneráveis às mudanças políticas e econômicas, o imóvel é uma opção bem mais estável frente às reviravoltas do mercado.  No cenário econômico atual podemos detectar algumas vantagens adicionais para quem está planejando investir em imóveis. Confira alguns bons motivos para investir agora e fique atento às precauções que devem ser tomadas para garantir a rentabilidade e reduzir os riscos do negócio:

 

Motivos para investir agora 

 

ESTABILIDADE ECONÔMICA: o cenário está favorável para investir em imóveis, pois com a inflação controlada e a perspectiva de aquecimento da atividade econômica no país, a procura por imóveis deve aumentar nos próximos meses, valorizando o produto para venda e locação. Além disso, a queda nas taxas de juros que temos observado nos últimos meses vem fazendo com que as aplicações no mercado financeiro tornem-se, no geral, menos rentáveis e atrativas, considerando que oferecem risco maior  que o mercado de imóveis.

 

VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO: a aplicação em imóveis é para quem pretende investir com tranqüilidade em longo prazo, por isso a sua rentabilidade não deve ser comparada a investimentos de alto risco, como bolsa de valores ou dólar. Afinal, imóvel não sofre variação brusca de preços, como acontece com o mercado de ações, e nem depende de mudanças da política econômica, como é o caso das aplicações de renda fixa, que têm seu rendimento vinculado aos juros definidos pelo governo. A casa própria, além de representar a concretização de um dos maiores sonhos da vida de grande parte dos brasileiros, continua sendo um importante investimento, que dá tranqüilidade, pois evita gastos com aluguel. Esta é uma forma segura de proteger e valorizar o patrimônio através de um bem que poderá ser útil e rentável para a família e ainda pode ser deixado como herança.

 

Cuidados antes de investir 

 

LOCALIZAÇÃO: a localização deve ser o primeiro fator a ser considerado. Segurança e facilidade de acesso ao trabalho e à escola, bem como a disponibilidade de transportes coletivos como ônibus e metrô, ajudam a valorizar e a aumentar a liquidez do investimento (facili-dade de transformar o montante investido em dinheiro).


INFRA-ESTRUTURA: a boa estrutura de serviços do bairro (como bancos, supermercados, escolas e

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.