28/01/2009

Bom pagador terá desconto

Fonte: Jornal da Tarde

Pacote do governo libera mutuário do pagamento de até 16 parcelas do financiamento

Mutuários com renda de até cinco salários mínimos que sejam bons pagadores poderão ser dispensados do pagamento de até 16 prestações do imóvel financiado. A medida faz parte do pacote para a habitação que será lançado em breve pelo governo federal.

Esse benefício ao mutuário será proporcionado pelo Fundo Garantidor, ainda a ser criado. Esse fundo tem como objetivo reduzir perdas com eventuais “”calotes””. O objetivo é baratear o custo do financiamento, pois o juro final embute uma taxa de risco. O Fundo Garantidor vai também estimular a participação de bancos privados nos empréstimos para essa faixa de renda.

O Fundo vai permitir que o mutuário deixe de quitar três prestações a cada 24 meses, transferindo o pagamento para o final do contrato. A cada período de dois anos que não falhar os pagamentos, o mutuário ganha um bônus, que corresponde ao pagamento de uma prestação.Esse valor, capitalizado, dispensa o bom pagador de até 16 prestações num contrato de 20 anos.

O governo estuda também a possibilidade de reduzir a zero a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos materiais de construção. Hoje, a maior parte deles recolhe 5%. É possível que a desoneração fique só nos principais produtos.

LEIA MAIS:

Casa própria pode ter novas regras

Câmara aprova perdão de dívida de mutuário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.