Apesar de São Paulo já não contar com espaços para a construção de empreendimentos imobiliários como antigamente, alguns distritos têm se destacado pelo grande número de lançamentos em 2012. Segundo a consultoria imobiliária Geoimovel, que fez o levantamento a pedido do ZAP Imóveis, o Brás é um destes destaques ao ser a região que mais recebeu novos apartamentos no ano.
A localidade situada na zona central da Capital teve 1.036 unidades lançadas até o mês de agosto, a maior quantidade entre todos os territórios da principal cidade do País. Foram três lançamentos com dois dormitórios e um imóvel com apenas um cômodo.

O interesse do mercado imobiliário pelo Brás foi tamanho, que fez a região superar em pouco mais de 58% o número de lançamentos dos segundos colocados da lista, Sacomã e Vila Andrade, ambos da zona sul, que registraram (cada um) 602 apartamentos lançados no mesmo período.
“A região do Brás tem um elevado potencial construtivo, pois conta com um zoneamento mais permissível, que favorece uma maior verticalização”, aponta Marcelo Molari, diretor da Geoimovel.
O Brás, no entanto, não está entre os principais distritos paulistanos em que se construíram torres residenciais. Com apenas quatro imóveis, esta região foi superada por Itaim Bibi e Vila Mariana, que tiveram sete novos edifícios levantados em seu terreno, com 449 e 491 unidades lançadas respectivamente.
Já Saúde, Vila Andrade e Tatuapé receberam, cada um, seis empreendimentos em 2012. “Nestes casos, os empreendimentos atendem um público de renda um pouco maior. Então, os lançamentos de apartamentos maiores faz com que o número de unidades lançadas diminua. Já o Brás, por ser um distrito que tem característica de renda mais baixa, possui lançamentos com uma maior quantidade de apartamentos”, explica Molari.

A pesquisa apontou ainda que, entre os dez distritos de São Paulo que mais receberam lançamentos em 2012, quatro são localizados na zona leste (Tatuapé, Sapopemba, Mooca e Vila Curuçá), três na zona sul (Sacomã, Vila Andrade e Vila Mariana) e dois na oeste (Vila Sônia e Itaim Bibi).
Na parte norte da Capital, a região do Tucuruvi foi a que mais atraiu investimentos no mesmo intervalo, com 327 unidades lançadas.