10/10/2003

Brooklin Novo: semelhante aos vizinhos

Fonte: Editoria Zap


Zap o especialista em imóveis A história do Brooklin Novo se confunde um pouco com a de seus vizinhos Itaim e Vila Olímpia. Como aqueles bairros, sua ocupação é relativamente recente. Situado no meio do caminho entre os bairros de Pinheiros e Santo Amaro, dois dos mais antigos da cidade, a urbanização chegou a reboque da criação de meios regulares de transporte entre o centro e Santo Amaro, e seu ritmo se intensificou em meados do século XX.

A Avenida Santo Amaro tem um papel importante nessa ocupação. Criada para ligar a cidade à antiga povoação de Santo Amaro, a estrada de Santo Amaro tornou-se avenida em 1954. Em 1962, foi feita a primeira incorporação à via, de um trecho que fazia parte da Avenida Adolfo Pinheiro, entre a Rua Texas, no Brooklin Novo, e a Rua São Sebastião, na Chácara Santo Antônio, emprestando importância ao bairro ocupado principalmente por imigrantes.

Seu perfil eminentemente residencial passou a mudar mais recentemente, com a configuração da Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini em um dos mais ativos e procurados centros empresariais da cidade. O desenvolvimento também recebeu impulso com a construção de vários shopping centers no próprio bairro ou em suas imediações (Morumbi, D&D, Market Place) e com as obras viárias em seus arredores, como a extensão da Avenida Faria Lima e a abertura da Avenida Água Espraiada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.