13/09/2004

Cada tom, uma sensação

Fonte: Editoria Zap

Antes de escolher a cor da sua casa, saiba as sesações que cada uma pode provocar

Zap o especialista em imóveis

Estudos científicos provaram que uma pessoa exposta por longos períodos a um único tom sente-se estressada. Por isso, antes de sair pintando a casa toda, conheça as sensações provocadas por elas. Analise as funções de cada ambiente e o tempo que passará dentro deles. Nos quartos, em geral, é preferível optar por tons luminosos e suaves, já que se trata de um ambiente para relaxar.

Vermelho – cor quente que representa as emoções e faz despertar a sexualidade. Em excesso, torna-se irritante, por isso, deve ser usada em pequenas doses: numa única parede, num móvel ou num objeto. Em alguns casos, pode despertar a agressividade.

Azul – considerada uma cor fria, tranqüiliza e favorece a amabilidade, a paciência e a serenidade. Em tons suaves, acalma. Nos tons muito intensos ou em ambientes monocromáticos, levam à introspeção. Não é indicada para quartos de pessoas muito retraídas.

Amarelo – está ligado à criatividade, ativando o raciocínio e a comunicação. Indicado para escritórios, cantos de estudo, bibliotecas. Em áreas sociais, deixa as pessoas mais relaxadas e extrovertidas.

Violeta – está relacionada à intuição e à espiritualidade. Em tons claros, acalma e aconchega. Em tonalidades fortes, porém, pode agravar o estado depressivo. Ideal para locais de meditação.

Laranja – estimula o otimismo, a generosidade e o entusiasmo, ajudando a levantar o astral. Age sobre o sistema digestivo, despertando o apetite. Indicado para salas de refeições.

Verde – está situada na fronteira entre o quente e o frio (o amarelo e o azul). Inspira a paz, a harmonia e favorece a cura. É a cor do equilíbrio: não agita nem relaxa, podendo ajudar a diminuir o estresse.

Preto – tem sentido universal de agressividade, sinalizando sensações de distância e isolamento. Deve se limitar a pequenas áreas.

Branco – para os ocidentais representa a paz e a pureza. Para os orientais, o luto. Dá sensação de limpeza, frescor e claridade. Um ambiente todo branco, porém, torna-se monótono e hostil, levando à dispersão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.