14/09/2011

Café, um universo rico em sabores, texturas e história

Café, um universo rico em sabores, texturas e história

Fonte: Revista do ZAP

O Pense Imóveis elaborou um especial com dicas sobre o preparo e sugestões de receitas e objetos que tornam o momento de saborear o cafezinho ainda mais prazeroso

Cortado

Em casa ou na rua, o cheiro inconfundível de café emociona e provoca, com frequência, alterações nos trajetos, seduzindo o nariz e levando-nos até uma cafeteria, um ambiente que exibe condições específicas para aguçar ainda mais a vontade de beber um café. Elementos como decoração, conforto, aroma e localização tornam estes estabelecimentos verdadeiras butiques. A qualidade dos grãos e o movimento de pessoas são propriedades fundamentais que completam esta experiência gastronômica e social.

Capuccino, mocaccino, cortado, pingado, macchiato, espresso, feito em cafeteira ou ainda o da vovó, ainda passado no saco de pano: o café é uma das bebidas que mais impressiona os sentidos. Seu aroma é irresistível e parece induzir-nos um feitiço, provocando em nosso cérebro algo que ativa o desejo incrível de beber um urgentemente cafezinho.

O café envolve mais que torrar grãos e moê-los ao ponto de pó para ferver, coar e beber: é uma substância que estimula emoção, percepção e convívio social – além de ter uma história fascinante. É também memória e afeto, pois reúne imagens compostas de um universo de utilidades e mimos que tornam o momento de sorver essa bebida ainda mais delicioso.

É por unir características tão próprias que o Pense Imóveis preparou um guia especial sobre café, com o clima de algumas das mais tradicionais cafeterias de Porto Alegre – Café do Mercado, Café do Porto, Press Café e Z Café – e um pouco dos segredos do blend de cada uma delas. Este especial também traz um bocadinho das origens desta bebida, ideias de compras de objetos imprescindíveis para os entusiastas do café incrementarem sua casa, sugestões de delícias que casam com a bebida em qualquer horário do dia e, para completar, algumas receitas caseiras originais, fáceis de fazer e de sabor intenso, criadas por especialistas em café.

* O blend é a mistura obtida a partir de diferentes grãos

Leia mais
>> Café do Mercado: especialização em perfis de torra
>> Press Café: aroma intenso e… nada de açúcar!
>> Café do Porto: agito gourmet
>> Z Café: blends exclusivos e cardápios diferenciados
>> Confira as receitas exclusivas de cafés elaboradas por baristas e proprietários de cafeterias
>> Quais são os tipos clássicos de café, você sabe?
>> Conheça a trajetória histórica de coincidência e sucesso do café
>> Dê um up ao visual de seu café!
>> Brunch: o café da manhã reforçado evolui para novos hábitos
>> Canecas para divertir e decorar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.