17/07/2012

Cai em junho o número de ações por inadimplência em condomínio

Fonte: ZAP Imóveis

Segundo o Secovi-SP, foram ajuizadas 777 ações por falta de pagamento da taxa condominial, contra 1.018 registradas no mês anterior

Cai em junho o número de ações por inadimplência em condomínio
Condomínios residenciais (Foto: Divulgação)

Levantamento do Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), realizado nos fóruns da cidade de São Paulo, mostra que o número de ações de cobrança por falta de pagamento da taxa de condomínios caiu 23,67% em junho. No mês, foram ajuizadas 777 ações, contra 1.018 casos registrados em maio.

Comparado ao mesmo mês do ano passado, quando foram ajuizados 778 casos, houve ligeira queda de 0,13%. Por outro lado, houve aumento no acumulado do primeiro semestre de 2012: computou-se de janeiro a junho 5.314 ações, frente às 4.699 totalizadas em igual período do ano passado, com alta de 13,09%.

Para o vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Sindicato, os números confirmam a tendência de queda para este ano, que havia sido interrompida no mês passado.

Gebara credita a redução aos acordos extrajudiciais, já que as pessoas estão buscando regularizar suas pendências financeiras. “Sem dúvida, a maior facilidade oferecida ao inadimplente para renegociar dívidas contribuiu para a retração. O acordo é vantajoso para as duas partes – condomínio e condômino –, pois uma ação de cobrança dessa natureza pode levar vários anos para ser resolvida.”

Outro fator apontado pelo dirigente é a Lei 13.160, em vigor desde julho de 2008. “A possilidade de protesto de boleto do condomínio tem conseguido frear a inadimplência”, constata o vice-presidente, que aconselha os síndicos e administradoras a negociarem com os inadimplentes, buscando conscientizá-los da importância desse pagamento para a manutenção da saúde financeira do prédio.

LEIA MAIS:

Período de férias requer mais cuidado na segurança dos condomínios
Condomínios podem ser obrigados a instalar telhado ecológico

14 Comentários

  1. Sou proprietaria de uma apto. na Avenida atlantica , foi tomada uma medida por meio de uma reuniao de 6 proprietarios do predio e mandaram lacrar as lixeiras, hoje os lixos dos 12 andares sao obrigados a circularar pelo elevador de servico, gostaria de saber se e possivel – tem algunha lei que me facute quero reclamar e gostaria de saber qual o melhor caminho muito grata. o lixo e obrigado e ser colocado dentro do elevador de sevico onde circula , animais pessoas, compras de mercado . nao sei se isso e possivel. .

  2. Fui sindica do condominio onde moro por 13 anos e na ultima eleição eu perdientrou uma advogada que está me conbrando bolhetos do condminio que estavam por vencer, taxa do condominio aqui é R$ 180,00 e na minha condta do condminio ela lançou 2.300,00 e não ha dialago.O que devo fazer? sei que posso entrar na justiça a preocupação é o tempo que vai levar isto.Cordialmente Terezinha

  3. Estou sendo cobrado do condominio porem ele ainda nao foi criado , estaremos pagando uma gerenciadora , devo pagar ou não? As chaves estao entregues porem nao tem o condominio criado , portanto nao tem cnpj, r nem regras pois nao houve assrmbleia.

  4. Moro em um condomínio com duas portarias, mas o que vem ocorrendo e que a atual sindica não faz a manutenção da plantas de nossa portaria. Por duas vezes ela contratou jardineiro para área que diz respeito a sua portaria, deixando o nosso abandonado. devido ao estado de abandono de nossas plantas que por cinco meses não ve nenhuma especie de atenção por parte da sindica. como sempre cuidei do jardim de alguns moradores, resolvi cuidar das mesmas. Mas fui advertida pela sindica que eu estava cuidando das plantas. O que posso fazer pra que eu continue cuidando de nosso jardim?? já que por 4 meses eles estavam abandonados??? a sindica se dirigiu a mim que eu não tinha que meter as mãos nas plantas já que eu não tinha votado nela?? absurdo eu estava cuidando das nossas plantinhas que estavam sem nenhum trato. Molhando, cuidando e podando os galhos das mesmas.Os moradores ate fizeram elogios por minha iniciativa. já que as mesmas estavam abandonadas. O que posso fazer pra não ver nosso jardim abandonado , já que a sindica não contrata profissional pra nosso jardim?? E ainda me exclui por eu não ter votado nela. Eu disse que estava apenas cuidando pq as plantas estavam morrendo e que minha intençao era ajudar.

  5. Boa noite, carosMoro em um condomínio, e o atual sindico quer abrir para uso dos moradores como piscina para hidroginástica, trata-se de uma piscina pequena e hoje temos 420 aptos no condomínio que deve dar um total aproximadamente de 1200 moradores, isto é permitido.

  6. SR. ADVOGADO QUERO SABER SE E LEGAL COBRAR TAXA DE MUDANÇA DE APARTAMENTO. POIS PAGO CONDOMINIO TODO MES. POIS VOU MUDAR QUEREM ME COBRAR ESSA TAXA , OBRIGADA

  7. Boa tarde!Atrasei o pagamento no mês de novembro. A empresa que presta serviço ao condomínio, qdo chega dia 25 do mês corrente ela indisponibilidade a segunda via do boleto e envia um novo boleto com juros de 17% e cobra juros de taxa extra também. Isso está correto!?Obrigada.

  8. Por gentileza gostaria como proceder devido o sr.Sindico não ter um bom relacionamento comigo chamou-me para ser sub-sindica após a eleição ganhei, nõa cumprimentou-me mais e juntamente com sra.Tesoureira solicitou algumas propostas de Administradoras alegando que iriam trocar a atual, porem após isso a Sra comentou comigo e em seguida pedi demissão do cargo de sub-sindica, agora não respondem meus e-mail(s) pois tudo que precisamos sómente a Administradora que delega e o Zelador! E só pessoalmente temos um numero altissimo de inadimplência ah anos eu mora aqui a 5 anos e tem apartamentos ah mais de 15 anos e ele negocia até em 148 parcelas! Por favor nos ajudem nós que compramos estamos pagando por vários erros de 2 sindicos que não sabem administrar pois o prédio tem 26 anos e só agora ah 2 que conseguimos abrir uma conta!Um absurdo! E nas assembléias são de 2 a 14 pessoas que comparecem sendo que temos 76 aptos! A ultima 05/12/2015, 2 pessoas e ele! Sem mais agradeço e aguardoGrataYara

  9. bom dia aluguei um apartamentoquando mudei eles mim cobrarao uma taxa de reforma de 170 reaisgostaria de saber se isso é corretoaluguei pela imobiliária em goiania

  10. Moro um condomínio q foi crisdo pelo programa minha Casa minha vida,pagamos 160,00 com a água encluida no boleto do condomínio so q eu ñ fico la durante a semana pois tenho q trabalhar vou so de final de semana, a minha dúvida e q nois pagamos mas ñ temos segurança de nada la entra quem quer ate tem garda na portaria mais so pra abrir o portão pros carro entrar e uma bagunça la pra vc ter noção da segurança ate apartamentos envadido tem.minha pergunta e se tem como cancelar a taxa de condomínio?

  11. Moro em um condomínio com seis escadaria as 5 escadarias tem interfone e porta de aluminio, solicitei a troca e colocação na minha escadaria , o sindico informou que custo para troca tem que ser ratiado pelo 8 moradores da nossa escadaria , isso e legal ou tem que ser ratiado pelo condominio ?

  12. Olá, Sidney! Tudo bom? Sugerimos que você consulte as regras do seu condomínio e procure um especialista. Se precisar de alguma informação sobre venda ou locação de imóvel, estamos aqui! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.