16/12/2007

Cai para 7% a inadimplência nos condomínios

Fonte: O Globo

Atraso de pagamento dentro do mês ainda compromete caixa

O índice de inadimplência nos condomínios do Rio deve fechar 2007 em 7%. Percentual menor do que a média de 2006 — 8,5%, segundo o Sindicato da Habitação do Estado do Rio de Janeiro (Secovi-Rio). Apesar da queda, o fluxo de caixa dos condomínios continua comprometido. Isto porque o atraso de pagamento dentro do mês foi de 12% no ano. Perto do Natal, a situação se complica.

— Há o pagamento do décimo terceiro de funcionários e o atraso desequilibra completamente as contas do condomínio — afirma Manoel Maia, vice-presidente do Secovi-Rio.

Valor médio de condomínios pesquisados subiu 10%

O Secovi prepara um projeto de lei para submeter ao Congresso Nacional que estabelece uma multa escalonada — semelhante ao que foi apresentado em 2004 e que foi vetado pela Presidência da República. Atualmente, a multa é de 2%.

— A multa por atraso no pagamento seria diária, de 0,33% ao dia, o que acumula 10% em um mês. Assim, as pessoas sentiriam o peso de cada dia de atraso — diz Maia.

A média do valor dos condomínios pesquisados pelo sindicato ficou em R$550 em 2007, um aumento de cerca de 10% em relação ao ano passado. No início de 2008, continua Maia, as pessoas devem sentir o peso de novos reajustes da taxa:

— Na maioria dos condomínios, é a época de realização das assembléias gerais ordinárias, quando é feita a revisão do orçamento para o ano.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.